Crianças vacinadas contra a covid ganham ‘certificado de coragem’ em Taboão da Serra
Entrega é realizada após aplicação da dose. Vacinação acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h em 12 UBSs e das 9h às 16h no Parque das Hortênsias
Certificado emitido pela Prefeitura de Taboão da Serra atesta coragem dos pequenos por serem vacinados contra a Covid-19
Vera Sampaio
A Prefeitura de Taboão da Serra encontrou uma forma de motivar e parabenizar as crianças de 5 a 11 anos que estão sendo vacinadas contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a entrega do “Certificado da Coragem”, o qual atesta que a criança vacinada “enfrentou com determinação a agulha da vacina, demonstrando coragem e bravura contra a Covid-19”. A entrega do certificado é realizada logo após a vacinação, que acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h em 12 Unidades Básicas de Saúde e das 9h às 16h no Parque das Hortênsias (polo correspondente à UBS Dra. Maria José de Albuquerque).
Segundo o prefeito Aprígio, a iniciativa tem como objetivo valorizar os pequenos e suas famílias. “Receber uma vacina é algo desafiador para muitos adultos e para as crianças o desafio pode ser ainda maior. Por isso, para valorizar as crianças que estão sendo vacinadas contra a Covid-19 e ainda agradecer às famílias que acreditam na ciência e estão levando seus filhos para vacinar, resolvemos lançar o Certificado da Coragem em Taboão da Serra, pois é preciso ter muita coragem e bravura para combater a Covid-19 através da vacinação”, explica.
Já podem ser vacinadas contra a covid-19 crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades. Conforme orientação do Ministério da Saúde, pequenos de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente e crianças com 5 anos sem comorbidades devem ser vacinadas com o imunizante infantil da Pfizer. Já os pequenos de 6 a 11 anos sem comorbidades recebem a Coronavac pediátrica.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação da criança e do responsável legal (RG, CPF ou certidão de nascimento) e Cartão do SUS da criança, se ela tiver. É desejável pré-cadastro www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar o atendimento.
Além dos documentos pessoais dos responsáveis e da criança, as famílias com crianças de 5 a 11 anos com comorbidadesou deficiência permanente precisam apresentar exame, relatório médico, receita ou prescrição médica que comprove uma das doenças abaixo. Vale ressaltar que o cadastro existente na UBS também pode ser utilizado para comprovação de uma das seguintes comorbidades:
– Insuficiência Cardíaca
– Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar
– Cardiopatia Hipertensiva
– Síndrome Coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e Pericardiopatias
– Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas
– Arritmias Cardíacas
– Cardiopatias Congênitas
– Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados
– Talassemia
– Síndrome de Down
– Diabetes Mellitus
– Pneumopatias Crônicas Graves
– Hipertensão Arterial resistente e de artéria estágio 3
– Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
– Doença Cerebrovascular
– Doença Renal Crônica
– Imunossuprimidos (Incluindo Pacientes Oncológicos)
– Anemia Falciforme
– Obesidade Mórbida
– Cirrose Hepática
– HIV
Números da vacinação
Segundo a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Taboão da Serra, até o final a tarde da segunda-feira, 31/01, nos primeiros 11 dias de campanha infantil, o município vacinou 8.294 crianças, o que equivale a uma média de 750 doses aplicadas por dia. O total de pequenos já vacinados representa 27,6% do público-alvo, estimado em 30.025 crianças.
Até o início da tarde desta terça-feira, 01/02, Taboão da Serra já aplicou 523.759 doses das vacinas contra a Covid-19. Do total, 230.558 pessoas receberam a primeira dose, destas, 206.523 já receberam a segunda e 78.928 completaram o esquema vacinal com a dose de reforço. Além disso, 7.750 moradores foram vacinados em dose única (Janssen).
+12 anos
Maiores de 12 anos e adultos continuam sendo vacinados contra a Covid-19, com a primeira dose, segunda e dose de reforço. Vacinados com Janssen (dose única) há dois meses ou mais devem comparecer em um dos postos de vacinação para a segunda dose. Moradores que receberam a segunda dose da Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac há quatro meses já podem receber a dose de reforço.
A vacinação de adolescentes e adultos, assim como das crianças, é realizada em 12 UBSs, das 8h às 16h, e no Parque das Hortênsias, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para receber a segunda dose ou dose reforço é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação.