Crime contra a flora: GCM detém lenhadores no Parque Laguna e apreende motosserra
Dupla derrubava árvores em área preservada da Mata Atlântica local Ação de integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), de Taboão da Serra, levou à prisão, na manhã da última sexta feira, 30, dois lenhadores em flagrante, acusados de crime contra o meio ambiente.
A dupla chamou atenção quando os agentes Sup.Ribamar e Gcm.Neves, responsáveis pela ocorrência, patrulhavam pelo local, e se depararam com os indivíduos, de motosserra em sua posse, e algumas árvores de pinheiros derrubadas.Os indiciados alegaram que tinham autorização para utilizar a motosserra, no entanto não apresentou documentos que comprovassem a afirmação.
Foram então encaminhados à Delegacia do Meio Ambiente.O parque linear no bairro Parque Laguna é responsável pela preservação de uma importante porção remanescente da Mata Atlântica, uma das poucas áreas verdes que ainda existem no município e é resultado do Plano Diretor Participativo do município.
De acordo com o Art. 39, dos Crimes Contra o Meio Ambiente “Cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente”, pena é de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.