Crime: Vândalos cortam fios do som e atrasam início do desfile cívico em Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Apesar do ato de vandalismo, Prefeitura de Taboão da Serra usou gerador para dar continuidade ao desfile cívico
Pouco depois de iniciar o tradicional o desfile cívico de 7 de setembro, em comemoração a Independência do Brasil, em Taboão da Serra, os organizadores foram surpreendidos com problemas técnicos no som. Os fios foram cortados. O que atrasou a passagem das escolas e convidados pela avenida, na manhã deste sábado.
Com todos os fios cortados, a organização utilizou um gerador e deu andamento ao desfile cívico, que aconteceu na avenida Fernando Fernandes, no Pirajuçara, e contou com a participação de cerca de 3.500 pessoas.
O prefeito Aprígio se posicionou sobre o ocorrido, de acordo com o mandatário, outros atos de vandalismo têm acontecido na cidade. Para ele, o “crime organizado” está por traz das ações “criminosas”.
“O que deixa a gente triste é a sabotagem. É a pessoa querer sabotar o evento de 7 de Setembro com tantos pais participando, avós, mães, tantas famílias juntas comemorando, e aí vem o crime sabotar o evento, e o pior, o crime não só atacou aqui no evento, eles atacaram também nas ruas, na BR 116, na nova avenida Aprígio Bezerra, cortaram o semáforo também lá”, disse Aprígio.
Continuou o prefeito, “e nós, praticamente sabemos, não quem é o criminoso, mas nós sabemos que é o crime organizado que está fazendo isso. Aí eu peço para os moradores do Taboão da Serra, enquanto a Prefeitura está sofrendo ataque, enquanto a Prefeitura está sendo roubada todos os equipamentos, semáforo desligado, sabotagem em evento da Prefeitura. Preste atenção que hoje é a Prefeitura que está sofrendo com o crime em Taboão da Serra, mas amanhã pode ser você. Então, gente, diga não ao crime em Taboão da Serra”, disparou.
O secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, durante coletiva de imprensa, disse que “mesmo com a tentativa de boicote de criminosos, o desfile aconteceu e terminou no horário”.
Ribeiro falou que foi mesmo, uma tentativa de boicote, porque antes de iniciar o evento, todos os equipamentos foram testados e estavam funcionando, de repente, tudo parou. Os fios estavam cortados.
“Mesmo com a sabotagem conseguimos acabar o desfile dentro do horário previsto… Ontem foi feita toda a organização, a instalação, e hoje, desde seis e meia [da manhã], quando aqui chegamos, passamos o som, estava tudo organizado, tudo certinho. Mas, após dar início ao evento, misteriosamente acabou o som, parou o som, e a equipe da Secretaria de Manutenção estava de prontidão, a parte técnica da elétrica, foram verificar, e o fio que estava alimentando os nossos equipamentos, que foi colocado pela equipe, estava cortado. Misteriosamente, quando estávamos começando o desfile, ele foi cortado”, contou Ribeiro.
O secretário ainda comentou sobre o ocorrido. “Estava cortado, mas rapidamente foi ligado o gerador e continuamos o desfile da forma mais tranquila, ainda com atraso. Um desrespeito para as crianças que chegaram cedo lá nas escolas às 7 horas da manhã para ter o lanche, para vir se posicionar, para os adultos que chegaram muito antes das 6h30 para terminar de montar. E a população que veio prestigiar ficou esperando. Então eu quis deixar claro que o atraso, a paralisação, ela não aconteceu de uma forma acidental, foi de uma forma premeditada, porque o fio foi cortado. O fio poderia ter sido rompido na questão de curto circuito, mas não, ele foi cortado”, frisou.
Ribeiro concluiu dizendo que não sabe quem cometeu o ato de vandalismo, foi “algum criminoso. Por que, quem corta um fio para sabotar um evento ? … Então fica o anonimato, porque a gente não tem elementos para saber quem foi ou quem deixou de ser. Mas foi alguém que estava num momento infeliz, e estava incomodado com a alegria que estava no desfile”.