Delegacia da Mulher de Taboão e Conseg Pirajuçara reinauguram brinquedoteca
O Conseg Pirajuçara fez uma campanha para arrecadar os brinquedos e montar o espaço
A brinquedoteca irá proporcionar um atendimento humanizado para as crianças, vítimas de violência
A Delegacia de Defesa da Mulher de Taboão da Serra reinaugurou a brinquedoteca na última terça-feira, dia 31, durante a reunião mensal do Conseg Pirajuçara. O Conseg fez uma campanha para arrecadar os brinquedos e organizou o espaço para acolher as crianças, vítimas de violência.
A delegada titular da DDM, drª Aparecida Janduci comemorou com alegria a volta do espaço, e destacou a importância de humanizar o atendimento. “A Delegacia da Mulher atende preferencialmente, mulheres, na maioria das vezes essas mulheres vem a delegacia com crianças pequenas, seus filhos, e também atendemos vítimas, crianças vítimas de abuso sexual ou abuso físico. E a brinquedoteca proporciona uma humanização no atendimento, porque as crianças vem aqui, e às vezes nem percebe que passou por uma delegacia, porque ela fica brincando. É uma maneira de a gente fazer com que essa vinda seja de uma maneira que não gere trauma na criança”, comentou.
Uma das responsáveis pela reinauguração da brinquedoteca, a presidente do Conseg Pirajuçara, Solange Alves de Souza, falou da alegria de ver o projeto funcionando e da importância do espaço na vida das crianças que por ali passam.
“Enquanto educadora entendo a importância desse momento lúdico, do brincar e principalmente por conta da condição que essas crianças vem para a delegacia. Ninguém vem aqui passear, vem com as mães por conta de alguma ocorrência triste ou traumática, então ser acolhida em um lugar onde ele terá pelo menos um momento de se descontrair, que é o brincar, é o mínimo que a gente pode oferecer”, comentou a educadora Solange.
Solange ainda comentou que, quem quiser doar brinquedos pode levar nas reuniões dos Consegs Pirajuçara e Monte Alegre, pessoalmente na DDM e ou no 2º DP de Taboão da Serra, no Jd. Clementino.
“Muitos brinquedos vieram doados de outras crianças, então já vem com uma energia boa. Alguns novos, mas o importante é que foi criado o espaço. Precisamos abastecer continuamente, porque as crianças que vierem brincar e quiserem levar o brinquedo, nós não vamos proibir. A criança vai poder levar”, comentou a presidente do Conseg Pirajuçara.
A coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra, Sueli Amoedo, também falou da importância do espaço. “O que a gente vem lutando há muito tempo por uma sensibilização e capacitação dos policiais das delegacias na questão do atendimento. Então a brinquedoteca é uma conquista, já é um primeiro passo na questão do acolhimento, para que a criança se sinta a vontade, porque às vezes ela é testemunha, tem que dar o depoimento dela. E esse pré atendimento na recepção é muito importante para deixar as crianças mais tranquilas, para não deixar traumas, sequelas. Para que essas crianças não sejam multiplicadoras da violência. É um passo importante, é bonito ver essa iniciativa que a doutora propôs através do Coseng”, declarou.
Entre os presentes na reunião estavam, o vice-prefeito Laércio Lopes; vereadores Joice Silva (presidente da Câmara, Ronaldo Onishi e José Aparecido Alves; delegado titular do 2º DP Dr. Christian Nimoi; Sarg. Cardoso, representante do Cap. Passos da 2ª CIA/36ºBPM/M; corregedora da GCM Sandra Fidelis.
Serviço:
Delegacia de Defesa da Mulher
Estrada das Olarias, 670, Jd. Guaciara, Taboão da Serra – SP