De Vila para a cidade mais populosa do Brasil: Taboão da Serra faz 58 anos
A cidade de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, comemora 58 anos de emancipação político-administrativa neste domingo, dia 19 de fevereiro. Mas a história da cidade começa bem antes, por volta de 1910 quando ainda era só um vilarejo chamado Vila Poá. A comunidade era pequena e longe de tudo.
Já na década de 50, a população chegava a quase cinco mil moradores e a vila virou um subdistrito de Itapecerica da Serra. Somente em 1959, no dia 19 de fevereiro que Taboão da Serra virou oficialmente um município graças ao empenho dos nove emancipadores da cidade: Luzia Hellmesteir Jurado, José Andrade de Moraes, Álvaro Manoel de Oliveira, José Ruiz Moreno, Sebastião da Cunha, Benedito Carneiro de Freitas, Léo Baranowsky, Hosuke Hatake, Luzia Hellmeister e Mary Rose Ducase Maciel.
De lá para cá, muita coisa mudou, hoje Taboão da Serra tem cerca de 276 mil habitantes em um território de 20 km², segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é a cidade com maior densidade demográfica do Brasil, um total de 13.593 moradores por quilômetro quadrado.
Nos últimos seis anos, a população cresceu mais de 12%, parte por conta da chegada de grandes empreendimentos habitacionais. Por muitos anos, a cidade tinha o perfil de cidade dormitório, porque a maioria dos moradores trabalhava em São Paulo e só voltava à noite para Taboão da Serra. Hoje, muitas empresas empregam os tabonenses e a cidade cresceu desenfreadamente, gerando muitos desafios para os seus administradores.