Home › Embu das Artes

Defesa Civil emite alerta de chuva forte com raios e ventos para Taboão da Serra e região neste sábado

3 min de leitura
Foto do autor

O TABOANENSE

07/11/2026 • 15:37
Eduardo Toledo
Eduardo Toledo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, às 15h15 deste sábado, dia 7, um alerta de chuva forte, acompanhada de raios e rajadas de vento, para Taboão da Serra e municípios da região. A tempestade avança pela Grande São Paulo e pode provocar alagamentos, quedas de árvores e outros transtornos ao longo da tarde e da noite.

Publicidade
Publicidade

Segundo a Defesa Civil, por volta das 15h, núcleos de chuva intensa já avançavam por Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Osasco, com possibilidade de atingir outras cidades próximas, incluindo Taboão da Serra.

“Atinge municípios vizinhos. Busque abrigo”, alertou a Defesa Civil em mensagem encaminhada à população.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alertas de tempestade e ventos fortes para o estado de São Paulo, válidos até domingo, dia 8. Para este sábado, o aviso laranja indica possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h, principalmente na Região Metropolitana e no sul do estado, além de risco de queda de árvores, destelhamentos e alagamentos.

Para domingo, a previsão indica redução na intensidade das chuvas, mas o tempo permanece instável. O alerta amarelo prevê ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo em algumas regiões do estado.

A instabilidade está associada à atuação de um ciclone extratropical próximo ao litoral sul do Brasil, que influencia as condições meteorológicas em São Paulo e favorece a ocorrência de chuvas intensas e ventos fortes.

Além das tempestades, a chegada de uma massa de ar mais frio deve provocar queda nas temperaturas. Segundo a previsão do Climatempo, os termômetros podem registrar mínima de 13°C no domingo. Na segunda-feira, dia 9, a temperatura poderá cair para 12°C, com máxima prevista de 17°C.

Defesa Civil orienta população a redobrar os cuidados

Diante do risco de tempestades, a Defesa Civil recomenda que os moradores evitem permanecer próximos de árvores, postes, estruturas metálicas e locais sujeitos a alagamentos durante as chuvas.

Motoristas devem redobrar a atenção, especialmente em vias com histórico de acúmulo de água, e nunca tentar atravessar trechos inundados. Também é importante evitar áreas de encosta que apresentem sinais de deslizamento.

Quem pretende sair de casa deve acompanhar as condições do tempo e considerar possíveis atrasos provocados pela chuva e pelo trânsito.

Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

O TABOANENSE

O TABOANENSE

Portal O TABOANENSE - O maior portal de notícias diárias da região sudoeste de São Paulo

TAGS

Notícias relacionadas

Publicidade
Publicidade
Fale conosco