Defesa Civil intensifica ações de prevenção às enchentes em Taboão da Serra
Forte chuva da última semana ligou o alerta e deixou pontos de alagamento do Intercap
Nely Rossany
Com a chegada do mês de outubro, com dias mais quentes e úmidos, as chuvas devem ter mais volumes em Taboão da Serra. De acordo com a Defesa Civil do município, em setembro a média de chuva foi de 78mm, enquanto no mês de outubro esse número aumenta para 140mm em média.
Segundo o chefe da Defesa Civil, Mario Gomes, serão realizadas limpezas nas bocas de lobo do centro até o bairro do Pirajuçara. “Na última chuva forte que a cidade registrou, no dia 30 de setembro, choveu 60 mm em apenas um dia. As bocas de lobo que estavam limpas acabaram acumulando sujeira novamente e por isso vamos intensificar esse trabalho nas próximas semanas”, disse.
No último dia 30, o volume de chuva acima do esperado, fez com que a cidade registrasse alguns pontos de alagamento. Leitores do Portal O Taboanense chegaram a compartilhar nas redes sociais imagens que mostravam a água acumulada na estrada de São Francisco, próximo ao Shopping Taboão, na praça Nicola Vicilechio, no Centro e na avenida São Paulo, no bairro Intercap.
“Vamos esperar que não haja mais essa quantidade de chuva em um só dia e esperamos contar com a colaboração da população para que não jogue o lixo nas ruas para que esse lixo não entupa as bocas de lobo que ajudam a escoar a água”, alerta Gomes.
Previsão do tempo
De acordo com o Climatempo, Taboão da Serra deve registrar pancadas de chuva nesta quarta e quinta-feira. Na quarta-feira a mínima prevista é de 20°C e a máxima de 30°C. O dia amanhece com sol, mas durante a tarde as nuvens aumentam e pode chover cerca de 20 mm.
Na quinta-feira, véspera de feriado, a temperatura cai com mínima de 18°C e máxima de 23 °C e previsão de chuva durante o dia e a noite.
Para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, sexta-feira, dia 12,os termômetros voltam a subir com máxima de 27°C. Mesmo assim, o sol aparece entre nuvens durante o dia com períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
No sábado, os termômetros podem chegar aos 32 graus com pancadas de chuva à tarde e à noite e no domingo a mínima será de 18°C com chuva a qualquer hora e temperatura mais amena, com máxima de 25 graus.