Deficientes visuais de Taboão da Serra recebem virtual vision
ACERVO HISTÓRICO – “Um futuro melhor para este país se faz com educação, se trabalharmos juntos esse sonho vai virar realidade” este foi o refrão de uma das músicas cantadas pelo Coral da Inclusão por ocasião da entrega do equipamento virtual vision, na EMEF Antônio Fenólio, no último dia 4 de junho. O equipamento permitirá que os alunos deficientes visuais aprendam informática, pois a cada tecla acessada pelo aluno o computador emite o som correspondente. O equipamento custou à Prefeitura R$11.500,00.
“A educação é prioridade na administração do prefeito Fernando Fernandes que investe em uma educação de qualidade para todos e isso inclui as crianças especiais. O que nos dá a certeza que estamos no caminho certo”, refletiu o secretário de Educação e Cultura João Medeiros de Sá Filho. Durante a entrega , o vereador e professor Fenólio foi homenageado pelos alunos, já que seu pai é o patrono da escola. Fenólio contou que seu pai Antônio Fenólio, devido a uma paralisia infantil na infância, ficou deficiente físico e salientou a importância da inclusão dos deficientes.
“A inclusão é o maior desafio dos governos municipais, estaduais e federais e Taboão da Serra mais uma vez saiu na frente e dá exemplo. Em nosso município hoje, os deficientes estão plenamente integrados “, falou o vereador Fenólio que possui uma longa carreira na educação do município.
Sala de Recursos
Na EMEF Antônio Fenólio, os alunos com deficiência visual frequentam o ensino regular e fora do horário das aulas participam da sala de recursos para deficientes visuais. Na sala de recursos, o trabalho é desenvolvido por profissionais especializados e com todos recursos pedagógicos como máquinas de braile, lupa eletrônica (TV que amplia textos de livros), soroban (ensina matemática), livro sensorial, jogos adaptados de xadrez, baralho, dama e agora o virtual vision (computador que fala). A sala de recursos possui 21 alunos de 3 a 19 anos.