Blog do Clayson Latorre: Delegacia de Ensino foi instalada em Taboão da Serra em 1986
Reunião na Câmara Municipal com participação de Déa Vieira, debateu sobre a necessidade de implantação da delegacia de ensino em Taboão da Serra
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 188 do Jornal O Cidadão, publicada em novembro de 1986. Entre os destaques da semana, a criação da Delegacia de Ensino de Taboão da Serra ganhou a manchete da página 4.
“O Governador do Estado, André Franco Montoro, através do decreto 26.225 de 13 de novembro de 1986, publicado no Diário Oficial do dia 14 de novembro criou a Delegacia de Ensino de Taboão da Serra, abrangendo as unidades escolares em nossa cidade e do vizinho município do Embu”.
Assim começava a matéria do jornal O Cidadão que informou em primeira mão sobre a decisão do governador em criar a Delegacia de Ensino. “Trata-se de uma antiga reivindicação de classe do magistério que encontrou respaldo nas autoridades constitucionais, que através de uma comissão para viabilizar esse projeto”.
Antes da criação para Taboão da Serra e Embu, a 34ª Delegacia de Ensino era a responsável pela coordenação de 15 municípios, o que tornava praticamente impossível a melhoria das escolas nas duas cidades da região. “Chegou a conclusão da necessidade do desmembramento imediato, criando um órgão para supervisionar somente as escolas de Taboão da Serra e Embu”.
O prefeito da época, José Vicente Buscarini, que participou da comissão afirmou na época: “foi mais uma vitória nossa em conjunto com a Câmara Municipal e com a população de Taboão da Serra”.
Ainda fizeram parte da comissão o deputado Wanderley Macris, os vereadores Paulo Silas, Antônio Carlos Fenólio e Adalgisa Duarte Pinheiro, além da professora Déa Vieira e do professor Clézio Gauclitz, diretor da Divisão de Educação e cultura da prefeitura de Taboão da Serra.
E tem mais…
Na mesma edição a coluna Taboão Esportes dava destaque para o encerramento da 3ª Olimpíada Estudantil realizada pela prefeitura que levava o nome do Professor José Roberto Pacheco. “Serão premiados os alunos das escolas vencedoras desse evento esportivo, na presença de autoridades convidadas. Antecedendo teremos a realização de uma prova de pedestres onde participarão representantes de todas as escolas do nosso município”.
Para falar com o Jornal O Cidadão: [email protected]