Delegacia Seccional de Taboão da Serra é atacada; Fórum é evacuado às pressas
Fórum precisou ser esvaziado após ameaças
Um possível atentado na Delegacia Seccional de Polícia de Taboão da Serra movimentou a cidade na noite de quarta-feira (17). Por volta de 17 horas, dois homens em uma moto avançaram em direção a Delegacia Seccional. Policiais reagiram e teriam acertado um motoqueiro, o outro fugiu na contra-mão na BR-116.
A informação não foi confirmada pela polícia, mas o fato é que muitos policiais se postaram estrategicamente na porta da Delegacia. Duas viaturas foram estacionadas na saída da avenida Campinas com a BR-116. No sentido oposto, várias viaturas bloqueavam a rua. Os policiais estavam fortemente armados. Ninguém passava na porta da Seccional. O Trânsito ficou complicado na região.
Na delegacia de polícia do centro, os policiais civis fizeram uma barreira onde revistaram carros e motos. Diversos automóveis foram parados após ameaças que o distrito poderia ser metralhado.
O Fórum da cidade foi evacuado por medida de precaução. Segundo informações, não confirmada, o Fórum seria alvo de ataque do PCC. As audiências marcadas foram suspensas e os advogados foram liberados, assim como os funcionários do Fórum. O clima foi de pânico.
A madrugada de quarta-feira também foi violenta, 16 pessoas morreram em confrontos com a polícia. A prefeitura de Osasco foi alvejada por três homens que passaram em alta velocidade em um carro roubado. A perseguição aos criminosos teve o apoio de policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).
O confronto foi em uma favela, houve a troca de tiros entre PM e bandidos. Dois deles, ainda não identificados, foram mortos. Um terceiro fugiu. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial da cidade. Na Zona Norte da capital, uma viatura da PM foi alvejada, os policiais revidaram. Um dos criminosos morreu. Uma escola na região sofreu uma tentativa de incêndio.
Também na Zona Norte, seis homens encapuzados invadiram um colégio público e dispararam tiros contra o prédio. A Guarda Civil Metropolitana foi alertada, mas quando chegou ao local o bando fugiu deixando para trás alguns “coquetéis molotov” que tinham acabado de ser preparados.
Na zona Leste de São Paulo, um ataque também rompeu a aparente calma da madrugada. Dois homens em uma moto alvejaram um prédio da Sabesp e foram perseguidos pela Polícia Militar que matou um dos bandidos.
No bairro da Casa Verde, a polícia trocou tiros com suspeitos, mas não houve vítimas. A avenida Zaki Narchi, também na zona norte, onde fica o Departamento de Investigação do Crime Organizado (Deic), está interditada.
Três jovens, entre eles um adolescente, foram mortos, à 1 hora da madrugada uma chacina na capital paulista. Policiais militares foram até o local e encontram caídos no meio da rua, Rodrigo Goes Pereira, de 17 anos, e dois rapazes, ambos mulatos, com idades entre 25 e 28 anos.
Os três foram encaminhados ao pronto-socorro do Campo Limpo, mas não resistiram. A chacina foi registrada no 47º Distrito Policial, Capão Redondo pelo delegado Alexandre Feitosa de Oliveira.
A polícia também está à procura de um grupo de oito motoqueiros que, no final da noite de terça-feira, atirou contra 10 pessoas que estavam em frente a um estacionamento e lava-rápido, em Vila Gustavo, na zona norte da capital paulista.
Segundo testemunhas, havia mulheres entre os atiradores. Todos usavam capacetes. Três pessoas morreram. De acordo com o último balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram 251 ataques e 115 mortes no estado de São Paulo até a tarde da última segunda-feira.
› O texto segue as regras ortográficas da língua portuguesa vigentes na época da sua publicação