Delegado titular de Taboão da Serra, Dr. Altamiro Nunes comemora 30 anos de carreira
Dr. Altamiro Nunes, delegado titular da 1ª DP de Taboão da Serra, completa 30 anos de carreira na Polícia Civil
Rose Santana
No dia 27 de março de 1989, José Altamiro Nunes da Silva iniciava sua carreira na Polícia Civil de São Paulo, após ser aprovado no concurso para Investigador. Quatro anos depois, foi aprovado para delegado de policia. Na última semana, o delegado titular do 1º DP de Taboão da Serra comemorou 30 anos de serviço policial.
“Um dia especial de comemoração, 27 de março, completei 30 anos de serviço policial. Venho de uma família humilde do interior de São Paulo. Trabalho desde os 12 anos e com 23 anos, em 1988, passei no concurso para Investigador de polícia e após quatro anos fui aprovado para delegado de policia, assim começava a minha história no serviço policial, nas honradas fileiras da Polícia Civil do Estado de São Paulo. E no próximo dia 21 de abril, completo 26 anos como delegado”, conta.
Em 1995 foi promovido, por merecimento a Delegado de Polícia de 4ª classe e em 2018 a Delegado de Polícia de 1ª classe. Formado em Direito, com pós graduação em Direito Penal e especialização em Segurança Pública.
Altamiro Nunes está em Taboão da Serra há 11 anos, iniciou atuando na Delegacia Seccional e desde 2017, ocupa o cargo de delegado titular do 1º DP da cidade. “Trabalhar esses anos em Taboão da Serra tem sido muito gratificante. Faço uma gestão proativa e interativa de combate à criminalidade em defesa da causa pública. Procuro aplicar a filosofia de Polícia Comunitária voltada para a aproximação com a comunidade. Estamos fazendo um forte trabalho na região em conjunto com as demais forças de segurança constituídas e com isso baixando consideravelmente os índices criminais”, relata.
O delegado lembra alguns casos recentes que foram resolvidos por sua equipe de Taboão. “O caso do pai que matou a filha de 5 anos e foi preso . Em 2017, no final do ano fizeram o caso de homicídio de um lojista de automóveis da cidade de Taboão da Serra . O corpo foi encontrado em uma vala em uma área rural de Itapecerica da Serra, após 150 dias do desaparecimento do mesmo”, relembra.
Preocupado em prestar um bom atendimento ao público e combater à criminalidade em Taboão da Serra, Nunes relata que pretende, em breve, “implantar um novo espaço de atendimento ao público no Plantão Policial. Com a Instalação de um novo balcão ergonômico voltado para otimizar e dinamizar o atendimento ao público na unidade policial”.
Na longa lista de trabalhos prestados em 30 anos, constam passagens por delegacias em várias cidades, entre elas Bertioga, São Bernardo do Campo, Itapevi, Cotia, nas cidades vizinhas de Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
Nunes comemora os 30 anos com muita alegria e satisfação de estar cumprindo, com honra, seu papel no serviço policial, apesar dos altos e baixos no transcorrer dos anos, superados com bravura, ele agradece a ajuda de Deus, o apoio da família, amigos e companheiros de trabalho.
“Quero agradecer primeiramente a Deus Altíssimo que me deu vida e saúde para chegar até aqui, minha amada família, todos que juntamente comigo, passaram por altos e baixos no transcorrer dos anos, nessa profissão espinhosa e cheia de desigualdades, mas de muitas realizações. Vi muitas coisas acontecerem nessas três décadas, pessoas boas passarem deixando lembranças e exemplos, com as quais tive o prazer de conviver e trabalhar. Bons policiais civis das mais variadas carreiras operacionais da Polícia Civil, e também pessoas integrantes das comunidades de todas as cidades e regiões em que trabalhei”, declarou.
Dr. Altamiro conta que aprendeu muito, “resisti , não me acovardei, mantive a minha fé, me aperfeiçoei e me mantive combativo. Só tenho que agradecer imensamente a todos Policiais Civis com os quais tive/tenho a honra de continuar trabalhando no front de batalha contra a criminalidade, onde o calor do combate não deixa que o nosso sangue esfrie e que a nossa coragem acabe”.