Depois de 46 anos, prefeitura substitui Cristo, um dos símbolos de Taboão da Serra
O morro do Cristo sem o Cristo, pela primeira vez a imagem é clicada em 46 anos
A escultura que dá nome ao morro mais famoso da cidade será trocada pela prefeitura, depois de 46 anos no mesmo local. O Cristo colocado em 1960 pela administração da época, um ano após a emancipação de Taboão da Serra, estava muito deteriorado, além de uma das mãos terem sido arrancadas por vândalos no final do ano passado.
A nova escultura de Cristo será bem maior do que a antiga que media 1,60 metros. A que será instalada neste sábado, dia oito, tem quatro metros de altura e ficará sob uma base de dois metros. “Será um dos maiores Cristos do Estado de São Paulo”, garante Bete Geraldine, diretora da Divisão de Cultura, responsável pela troca.
O material do novo Cristo será mais moderno e de maior durabilidade. Todo feito em fibra, ele foi fabricado para durar aproximadamente 200 anos. A escultura custou 11 mil reais ao município.
O antigo Cristo foi retirado pela prefeitura na semana passada para a construção da base que irá sustentar a nova escultura. “Quando eu vi que o Cristo não estava lá pensei que ele tinha caído, fiquei preocupada pensando que era um acidente”, disse Maria Celestina, 62 anos, moradora do bairro.
Quem passa hoje pelo local pode ver uma imagem inédita na história de Taboão da Serra: o morro do Cristo sem o Cristo. “Quem quiser ter essa visão que corra, porque já estamos nos preparando para instalar a nova escultura”, disse Bete Geraldine.
A prefeitura se preocupou em preservar a memória da cidade e guardou a antiga escultura que será restaurada e fará parte do acervo do museu da cidade, que está sendo montado e funcionará em breve.
50 anos de história
A troca da escultura de Cristo faz parte das comemorações dos 50 anos da encenação da Paixão de Cristo, por isso a sua inauguração oficial será na próxima sexta-feira, dia 14. “Estamos preparando um grande espetáculo, tenho certeza que essa encenação ficará marcada na memória da população de Taboão da Serra”, disse o prefeito Evilásio Farias.
A instalação do novo Cristo já faz parte do processo de revitalização do centro de Taboão da Serra proposto pela prefeitura. O Morro ganhará uma nova iluminação além de paisagismo.
› O texto segue as regras ortográficas da língua portuguesa vigentes na época da sua publicação