Deputada Analice cobra metrô para Taboão da Serra
ACERVO HISTÓRICO – Em encontro com o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, realizado nesta quarta-feira, dia 14, a deputada Analice Fernandes defendeu a continuação da Linha 4 – Amarela do Metrô até Taboão da Serra.
A deputada saiu do encontro otimista. “O Metrô para Taboão já pode ser considerado realidade; o secretário trabalha com a visão integrada dos transportes metropolitanos, o que coloca Taboão da Serra e toda a região em posição privilegiada”, explicou Analice.
O governo do Estado considera a implantação da Linha 4 do Metrô de fundamental importância para a estruturação do sistema metro-ferroviário de São Paulo, já que ela estabelecerá conexão com todas as linhas de metrô e de trem metropolitano existentes. “A chegada do Metrô em Taboão da Serra, integrado ao sistema ferroviário, vai fazer com que a nossa região viva um novo surto de desenvolvimento. As prefeituras precisam preparar as pessoas e as cidades para esse novo tempo”, avisa a deputada.
O início das obras da Linha 4 será nos próximos meses e a conclusão da primeira etapa do projeto está prevista para 2006. A primeira etapa abrange a construção de 5 estações (Butantã, Pinheiros, Paulista, República e Luz), além do pátio de estacionamento em Vila Sônia.
Saiba mais sobre a linha 4 – Amarela (Vila Sônia-Luz)
EXTENSÃO 12,8 quilômetros
ESTAÇÕES 11 estações: Morumbi (com pátio de estacionamento em Vila Sônia), Três Poderes, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis, República e Luz
ABRANGÊNCIA A LINHA 4 – AMARELA vai ligar o bairro de Vila Sônia ao bairro da Luz, passando pela região de Pinheiros, avenida Paulista e Consolação
INTEGRAÇÕES Na estação Paulista com a Linha 2 Verde do Metrô (V. Madalena-Sacomã) Na estação Pinheiros com a Linha 7 Celeste da CPTM (Osasco-Santo Amaro) Na estação República com a Linha 3 Vermelha do Metrô (Itaquera-Barra Funda) Na estação Luz com a Linha 1 Azul do Metrô (Tucuruvi-Jabaquara), com a Linha 6 Laranja do Metrô (Barra Funda-Guaianases), com a Linha A da CPTM (Barra Funda-Jundiaí) e com a Linha D da CPTM (Barra Funda-Paranapiacaba).
TERMINAIS DE ÔNIBUS Estações Morumbi, Butantã, Pinheiros e Faria Lima
EXECUÇÃO DO PROJETO Primera etapa: prevê a construção de 5 estações (Butantã, Pinheiros, Paulista, República e Luz), além do pátio de estacionamento em Vila Sônia. Segunda etapa: implantação de 6 estações (Morumbi, Três Poderes, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis)
DEMANDA PREVISTA 890 mil passageiros por dia na primeira etapa. Após a conclusão da segunda etapa estima-se a demanda de 940 mil passageiros por dia.
INÍCIO DAS OBRAS Primeiro semestre de 2003
PREVISÃO DE CONCLUSÃO DAS OBRAS Primeira etapa: 2006
INVESTIMENTOS US$ 1,262 bilhão, sendo US$ 934 milhões na primeira fase e US$ 328 milhões na segunda). Os recursos são provenientes do Tesouro do Estado e de empréstimos feitos junto ao Banco Mundial (BID) e ao Japan Bank for International Cooperation (JBIC). Também está prevista a participação da iniciativa privada.