Deputado estadual Eduardo Nóbrega tem encontro com governador Tarcísio de Freitas
O vereador de Taboão da Serra, Anderson Nóbrega, o governador Tarcísio de Freitas, o deputado estadual Eduardo Nóbrega e o secretário Gilberto Nascimento Júnior
Na manhã desta sexta-feira, dia 20, o deputado estadual Eduardo Nóbrega (Podemos) foi recebido pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Esse foi primeiro encontro entre os dois políticos. Nóbrega assume o cargo no dia 15 de março na Alesp e seu partido deverá fazer parte da bancada de apoio do governo.
Eduardo Nóbrega afirmou que o encontro, realizado no Palácio dos Bandeirantes, foi muito importante para a aproximação com Tarcísio. “Tive convicção hoje que as bandeiras que eu defendi na campanha como a expansão da linha 4 do Metrô até Taboão da Serra, o aumento de investimentos na assistência social, como a ampliação do Bom Prato e medidas na segurança, saúde e transporte público serão atendidas pelo governador”.
Segundo Nóbrega, o governador falou sobre medidas que irá tomar nos próximos meses. “Tive a oportunidade de conversar pessoalmente com o governador Tarcísio de Freitas, conversamos sobre assuntos de interesse do Estado, como o Porto de Santos e a participação do governador no Fórum Econômico Mundial de Davos, esse foi nosso primeiro encontro, mas muito produtivo”, garantiu.
O deputado disse que pretende em breve levar as demandas de cidades como Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra para que o Governo do Estado possa atender as reivindicações dos moradores da região.
“Tenho certeza que vamos fazer um mandato voltado para o desenvolvimento da nossa região, pautas como o Metrô até Taboão da Serra, término da Etec de Taboão da Serra, novos acessos ao Rodoanel em Itapecerica da Serra, além da reabertura do Pronto-socorro do HGIS”.
Eduardo Nóbrega também teve uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Junior. “Os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo governo são essenciais para dar dignidade para as pessoas mais necessitadas. Pedi que Taboão da Serra e outras cidades da região se beneficiassem do Bom Prato Móvel, que leva as refeições para os moradores que não tem condições de se deslocarem até a unidade do Pirajuçara”.
Investimentos
O encontro com Tarcísio de Freitas deve render boas notícias para a região. Eduardo Nóbrega disse que pretende marcar uma reunião de trabalho com os prefeitos da região e o governador para que as demandas municipais possam ser apresentadas.
“Estive hoje com o prefeito Aprígo, aqui de Taboão da Serra, e recebi essa missão de aproximar as cidades da nossa região com o Governo do Estado. Há muito tempo não temos investimentos estaduais de peso na região, temos que pensar na ampliação do atendimento do HGP e HGIS, além da questão da segurança que é uma demanda da população”, lembrou.
Eduardo Nóbrega foi eleito em outubro do ano passado como deputado estadual, recebendo 53.607 votos. Só em Taboão da Serra, cidade onde foi por duas vezes vereador, recebeu 29.363 votos.
Na região, ele também foi bem votado: em Embu das Artes obteve 5.197 e em Itapecerica da Serra 4.700.
Tarcísio em Davos
No terceiro dia no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o governador Tarcísio de Freitas participou de 13 reuniões bilaterais com investidores, CEOs e governos. Temas como financiamento dos projetos de infraestrutura de São Paulo, parcerias em saúde e segurança hídrica estiveram entre as conversas do dia.
A primeira agenda do dia foi com o presidente do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), Nobumitsu Hayashi. O governador apresentou os projetos na área de infraestrutura que estão sendo planejados para os próximos anos no estado. Já o presidente do banco de fomento japonês se mostrou muito interessado em cooperar com ações, seja com expertise ou até mesmo com financiamento dos projetos.
Na sequência, o governador se reuniu com Leif Johansson, presidente da AstraZeneca, e debateram iniciativas conjuntas para a prevenção de doenças. “Propomos uma parceria com o Instituto Butantan para a produção de novos fármacos e discutimos também a possibilidade de um estreitamento nos programas de prevenção já desenvolvidos pela AstraZeneca e que podem vir a integrar algumas ações da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo”, declara o governador.
A pauta sustentável também não ficou de fora. Johansson afirmou que a farmacêutica quer se tornar carbono zero e convidou Tarcísio para participar de um evento sobre reflorestamento a ser realizado entre os meses de março e abril.
Outra importante reunião foi com o CEO da Toyota Research Institute, Gill Pratt, que se mostrou interessado pela proposta de Reforma Tributária que o governador pretende implementar no estado. Pratt compartilhou os planos da companhia para investimentos em novos modelos de carros, com destaque para a proposta do novo modelo de carros híbridos que a Toyota quer lançar no Brasil.
“Eles nos apresentaram um modelo com uma proposta mais sustentável. Falamos também sobre a possibilidade de tornar a tecnologia, que ainda é nova no país, mais acessível para toda a população”, salienta o governador. Tarcísio também foi convidado a visitar uma das fábricas da empresa para conhecer este novo modelo de carro híbrido.
Em seguida, o governador se encontrou com o vice-presidente da Pepsico, Roberto Azevêdo. Além de apresentar o programa de governo e o portfólio de projetos, a conversa também tratou sobre os planos do governador para a Reforma Tributária no Estado. “Outro assunto importante que tratamos foi da possibilidade de cooperação entre São Paulo e a Pepsico para a promoção do reuso da água. Eles têm trabalhado muito nessa linha e possuem tecnologia para utilização de água de reuso nos processos produtivos”, declara o governador.
Ainda durante a manhã, Tarcísio de Freitas se encontrou com Jeffrey Jaensubhakij, CEO do GIC (Fundo Soberano de Singapura). “Apresentamos o nosso portfólio de projetos e eles se mostraram bastante interessados, principalmente sobre o leilão do Rodoanel. Iremos continuar e aprofundar essa conversa com o escritório de São Paulo”, declara o governador. O Fundo Soberano de Singapura tem a tradição de investir significativamente no estado.
Em conversa com Nick Clegg, presidente de Assuntos Globais da Meta, Tarcísio de Freitas discutiu uma parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo. “Queremos usar o Metaverso como ferramenta de ensino”, conta o governador.
Uma inovação para o Porto de Santos também foi pauta nesta quarta. O governador se encontrou com Sultan Ahmed bin Sulayem, presidente e CEO da DP World, e falaram sobre a possível implementação do PCS (Port Community System) no porto, que seria o primeiro do país a adotar o sistema. A instalação da plataforma pode gerar ganhos de eficiência na casa de bilhões de reais por ano.
Entre as reuniões finais do dia, o governador esteve com Nicholas Lyons, Lord-Mayor da City of London. O representante de um dos distritos financeiros mais antigos do mundo se mostrou muito interessado no portfólio de projetos apresentados pelo governador de São Paulo. Desse primeiro encontro, surgiu o convite para uma visita à Inglaterra com direito a um roadshow pelo setor financeiro londrino.
Tarcísio de Freitas está em sua primeira missão internacional à frente do Governo do Estado de São Paulo acompanhado do secretário de Negócios Internacionais Lucas Ferraz, de Arthur Lima, secretário-chefe da Casa Civil, e de Lais Vita, secretária de Comunicação.