Detran flagra irregularidade em duas autoescolas em Embu das Artes
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) flagrou na manhã desta terça-feira irregularidades em duas autoescolas de Embu das Artes.
Segundo o órgão, um veículo que deveriam estar sendo usados nas aulas práticas da categoria B, em um Centros de Formação de Condutores (CFCs), estava parado em um lava-rápido. No sistema da autoescola Japa constava que o carro flagrado pelos agentes do Detran deveria estar em aula.
Em outra autoescola, a CFC Olho na Pista, o veículo que deveria estar sendo usado em uma aula prática estava estacionado em frente ao local. O sistema e-CNHsp rastreia todas as etapas do processo de habilitação e como os alunos não estavam presentes, os instrutores foram conduzidos à delegacia.
As autoescolas terão suas atividades suspensas preventivamente por 30 dias e responderão a processos administrativos instaurados pelo Detran.SP que podem resultar em descredenciamento.
Foram registrados boletins de ocorrência na delegacia de polícia de Embu das Artes por inserção de dados falsos em sistema de informações, crime previsto no artigo 313-A do Código Penal, passível de pena de 2 a 12 anos de reclusão.
“Habilitar-se significa bem mais do que simplesmente conseguir uma CNH. O processo de habilitação é pensado para formar um condutor consciente e cidadão. Por isso, é um passo importante na construção de um trânsito seguro”, pontua Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.
O Detran.SP realiza regular e periodicamente diligências e fiscalizações em parceiros como CFCs, médicos e psicólogos credenciados e em locais de exames práticos a fim de coibir eventuais fraudes e irregularidades no processo de habilitação.
Suspeitas de irregularidades podem ser denunciadas à Ouvidoria do Detran.SP pelo portal www.detran.sp.gov.br ou diretamente no link a seguir http://bit.ly/1ZfLWnf. É garantido sigilo ao denunciante.