Dia ‘D’ de mobilização contra sarampo será 19 de outubro em Taboão da Serra e região
Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece no período de 7 a 25 de outubro em Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra. Foco da campanha contra sarampo é imunizar crianças de seis meses até 5 anos
A partir de 1º de outubro, desde recém-nascidos até jovens de 15 anos poderão receber vacinas pendentes
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo já começou em todas as Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra até dia 25 de outubro. Nesta etapa, o público-alvo são crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos. É necessário levar a carteirinha de vacinação, o cartão SUS ou um documento de identidade.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O dia “D” de mobilização está marcado para o dia 19 de outubro, sábado, todas UBS’s estarão abertas para intensificar o combate ao sarampo.
Neste ano, os bebês com menos de 12 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário nacional de vacinação, que prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela.
De acordo com informações, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.
O sarampo é uma doença viral, altamente transmissível. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, conjuntivite e exantema (manchas avermelhadas pelo corpo). Passa de pessoa para pessoa através de secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar e falar.