Dia “D” do Março Lilás realiza mais de 4 mil procedimentos em Itapecerica da Serra
As 12 unidades de saúde de Itapecerica da Serra realizaram atendimento no “D” do Março Lilás; o procedimento mais procurado foi o exame de Papanicolau, foram realizados 896 coletas
As 12 unidades do município funcionaram no dia especial dedicado à mulher itapecericana
O “D” do Março Lilás, em homenagem ao mês da Mulher realizado pela Prefeitura de Itapecerica da Serra, no último sábado, dia 30, registrou o total de 4.004 procedimentos. Entre os serviços mais procurados, destaque para os de beleza e a coleta de Papanicolau. A ação oferecida pelas 12 Unidades da Saúde contou com o trabalho de uma equipe da Autarquia de Saúde, que atuou desde a organização aos atendimentos às munícipes.
“Foi uma emoção única ser acolhido em cada unidade que visitei ao lado da nossa superintendente de Saúde; as equipes estão todas de parabéns pela prestação de serviço e atendimento caloroso à nossa população feminina”, disse o prefeito Jorge Costa durante visita que fez em algumas unidades.
Além do exame de Papanicolau, o Dia “D” ofereceu solicitação de mamografia, teste de gravidez, ações de promoção e prevenção à Saúde, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, atualização de caderneta de vacinação, emissão de cartão do SUS, educação em saúde bucal e profilaxia, testes rápidos de HIV e Sífilis, além de ações voltadas à saúde e beleza.
“Uma observação importante é que conseguimos o aumento esperado na coleta de Papanicolau; em 2018 foram 794 coletas e este ano 896, resultando em 102 coletas a mais, o que precisa ser comemorado por todos os profissionais envolvidos no trabalho; parabéns equipe”, destacou a secretária de Saúde, Michele Sales.
Das 12 unidades em funcionamento nesse dia especial dedicado à mulher itapecericana, a Unidade Básica de Saúde do Valo Velho foi a que registrou o maior número de procedimentos, 706 no total (sendo 334 de beleza e 110 de Papanicolau). Em segundo lugar ficou a Unidade Saúde da Família do Jd. Branca Flor (441), e em terceiro a Unidade Saúde da Família do Potuverá, com 388 procedimentos.