Se liga: Dia da Consciência Negra não é feriado em Taboão da Serra
Na próxima terça-feira, dia 20, é celebrado em todo território nacional do Dia Nacional da Consciência Negra. Na região, a data é comemorada com feriado em Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Paulo e Osasco, mas em Taboão da Serra o dia é apenas ponto facultativo nas repartições públicas.
Essa diferença acontece porque o Dia da Consciência Negra não é feriado em âmbito nacional, são os municípios que, até agora, instituem ou não. A data foi comemorada pela primeira vez em 2003 no calendário nacional e marca a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Mais de mil cidades brasileiras comemoram, em 20 de novembro, com feriado.
Durante a semana as ações e eventos para promover o conhecimento e respeito pela cultura negra serão intensificados, com programação vasta e gratuita. Segundo o coordenador de Igualdade Racial de Taboão da Serra, Antônio Carlos Sousa Santos, a Semana da Consciência Negra terá diversas ações gratuitas.
“Queremos que as pessoas reconheçam a importância da data que recordamos anualmente em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra e do líder Zumbi dos Palmares e fazer disso uma ferramenta para garantir o tratamento igualitário a que todos têm direito”, diz.
No dia 18 de novembro, a semana da Consciência Negra se inicia com o Samba Rock Fest, a partir das 13h, no Cemur. As atrações serão os cantores Paulo Brazz e Fhernnando Rhamos, oito Djs voluntários e os projetos “Eu soul samba rock” e “Enverga mais não quebra”. O evento é para artistas que buscam reconhecimento por meio da música, além de abrir espaço à cultura da periferia.
No dia 19 de novembro, das 11h às 13h, terá uma mesa redonda na faculdade FECAF, com a advogada Dra. Valéria Santos, com o tema “Direito e Liberdade”. O evento tem o intuito de discutir questões sobre a história e violência urbana sofrida pela população negra, além de falar sobre políticas públicas e o enfrentamento do racismo. A advogada Valéria Santos protagonizou uma das notícias mais tristes e repercutidas este ano ao ser detida, algema e arrastada em pleno exercício da profissão, durante uma audiência em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
No mesmo dia, acontece o Baile da Consciência Negra com o concurso Miss e Mister Beleza Negra, a partir das 20h, no Cemur. Durante os eventos, terá apresentações de capoeira, dança, feira de artesanato, cosmética afro e comidas típicas. O encontro tem o intuito de evidenciar a beleza, simpatia e desenvoltura afro-brasileira.
No penúltimo dia de atividades, 24 de novembro, será realizada a feira TaboAfro, com grande participação dos grupos artísticos da cidade, com clima de descontração e interação com o público, das 11h às 19h, no Parque das Hortênsias. O evento terá apresentações de música, arte, dança, gastronomia, moda e barracas literárias. Haverá uma ação solidária na qual o público poderá participar contribuindo com 1kg alimento não perecível.
Outra novidade é que nesta edição do TaboAfro uma parceria entre as Secretarias de Cultura e de Saúde com Coletivo, levará à feira o projeto “Trançando Vidas”. A ação que está na terceira edição aborda assuntos relacionados a vulnerabilidades e cultura de paz. Haverá rodas de conversas com os coordenadores de Diversidade Sexual, de Igualdade Racial, de Saúde Mental, do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE) sobre hepatites e HIV, além de discussão sobre a implantação do quesito “Raça/Cor” na Saúde. Também haverá cadastro de pessoas com anemia falciforme, distribuição de preservativos, entre outras ações.
Para fechar a Semana da Consciência Negra, no último dia de atividades, 29 de novembro, acontecerá a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, que homenageia pessoas que se destacaram por lutar contra o racismo e a favor da cultura afro-brasileira. A solenidade acontece às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores.
Semana da Consciência Negra
15/11, às 13h – Samba Rock Fest no Cemur
19/11, das 11h às 13h – Palestra “Direito e Liberdade”, com Dra. Valéria Santos na Faculdade FECAF
19/11, às 20h – Baile da Consciência Negra com Miss & Mister Afro no Cemur
24/11, das 11h às 19h – Feira TaboAfro e Trançando Vidas no Parque das Hortênsias
29/11, às 18h – Medalha Zumbi dos Palmares na Câmara de Vereadores
SERVIÇO
Cemur
Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo.
FECAF
Avenida Vida Nova, 166, Jardim Maria Rosa.
Parque das Hortênsias
Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção.
Câmara de Vereadores
Estrada de São Francisco, 2013, Jardim Helena.
Sobre a Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Ele morreu em 20 de Novembro de 1695. No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre a relevância da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira