Dia da Consciência Negra não é feriado em Taboão da Serra
Na próxima quarta-feira, dia 20, é celebrado em todo território nacional do Dia Nacional da Consciência Negra. Na região, a data é comemorada com feriado em Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Paulo e Osasco, mas em Taboão da Serra o dia é apenas ponto facultativo nas repartições públicas.
Essa diferença acontece porque o Dia da Consciência Negra não é feriado em âmbito nacional, são os municípios que, até agora, instituem ou não. A data foi comemorada pela primeira vez em 2003 no calendário nacional e marca a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Mais de mil cidades brasileiras comemoram, em 20 de novembro, com feriado.
A prefeitura de Taboão da Serra irá divulgar nesta quinta-feira, dia 14, uma grande programação em comemoração a data. Entre as atrações está prevista uma festa com tributo a cantores negros, uma missa afro, um seminário sobre racismo e visibilidade negra, o já tradicional Samba Rock Fest e mais uma edição do Taboafro.
Na próxima terça-feira, dia 19, a Câmara Municipal realiza uma sessão solene para a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares. O evento começa às 19h no plenário do Poder Legislativo e é aberta ao público. 26 moradores serão homenageados na oportunidade.
Ponto facultativo
A Câmara Municipal de Taboão da Serra divulgou a antecipação do ponto facultativo para a segunda-feira, dia 18. Assim, o Poder Legislativo funcionará normalmente na quarta-feira, dia 20.