Dia Nacional de combate à Dengue será nesse sábado
O Dia Nacional de combate à dengue acontece nesse sábado, 20 de novembro, com objetivo de conscientizar a população a eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti de suas casas. O evento acontece em todo o Brasil por iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com as prefeituras.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Zoonoses e Programa da Dengue realizou uma sensibilização de seus funcionários sobre a luta contra a proliferação da doença, nos dias 5 e 9 de novembro. Durante a última semana, foram feitos eventos educativos em escolas públicas, a entrega de folhetos e a fixação de cartazes informativos pelo comércio local.
De acordo com a educadora de saúde Lourdes dos Santos, o Setor de Zoonoses realiza cerca de 700 visitas diárias para orientação e eliminação de criadouros do mosquito da dengue. Em Taboão da Serra, em 2004, existem 13 casos suspeitos de dengue, sendo 2 confirmados e importados (pacientes que se contaminaram fora do município).
O que é dengue?
Doença febril aguda, causada por um vírus. De evolução benigna na forma clássica e grave quando se apresenta na forma hemorrágica. A dengue é hoje um dos maiores problemas de saúde pública do país.
A dengue só é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti que se contamina quando pica uma pessoa doente na fase de sintomas. A fêmea precisa de sangue para desenvolvimento de seus ovos que são depositados em recipientes com água limpa e parada. Não há transmissão pelo contato com doentes.
Dengue clássica: Febre de 4 a 7 dias, dor de cabeça, dor nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas avermelhadas pelo corpo. Dengue hemorrágica: pode haver sangramento gengival, gastrointestinal e nasal, o estado do paciente pode piorar repentinamente e levá-lo à morte.
› O texto segue as regras ortográficas da língua portuguesa vigente na época da sua publicação