Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em Taboão
Palestras fizeram parte das comemorações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Apresentações artísticas também marcaram evento em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Por Vera Sampaio
A inclusão efetiva de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um grande desafio tanto para empresas, quanto para o poder público. Pensado em romper paradigmas, o Conselho Municipal da Pessoa Deficiência (CMPD) de Taboão da Serra promoveu na quarta-feira, 19 de setembro, um encontro em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O evento realizado no Cemur teve como tema “Inclusão dá Trabalho?”.
À ocasião, atendidos pela prefeitura, familiares e profissionais de várias áreas, se reuniram para debater e acompanhar duas palestras. A primeira foi ministrada por Carlos Aparício Clemente, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e coordenador do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão, que abordou “Quebra de Mitos e preconceitos que impedem a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”. Já a segunda palestra foi conduzida pelo premiado cartunista e ilustrador Ricardo Ferraz, que tratou “Uma sociedade inclusiva é possível. Faça parte você também deste sonho!”.
A presidente do CMPD, Roberta Penteado Bigliere Pereira, afirmou estar emocionada e feliz por estar à frente do conselho neste biênio e destacou que sabe o quanto é importante a inclusão. “Sendo mãe de um deficiente, sei o quanto é importante dar cidadania para os nossos meninos”, disse. “A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho exige mudanças em toda a sociedade. Por isto estamos aqui, para fomentar esta discussão e encontrar soluções práticas e possíveis de garantir ao deficiente o direito de trabalhar”, destacou.
O vice-prefeito Laércio Lopes acompanhou o evento e relatou parte de sua trajetória profissional em prol da inclusão. “Antes de ser vice-prefeito, fui presidente de uma rede de farmácias e liderei um projeto de inclusão de pessoas com deficiência. Foi um lindo trabalho e tivemos grandes profissionais em nossas lojas. Isto me deixou muito orgulhoso e espero que Taboão da Serra cresça cada vez mais neste sentido”, afirmou o vice-prefeito Laércio Lopes.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, parabenizou o CMPD pelo brilhante trabalho desenvolvido na cidade e afirmou que todos podem contar com governo do prefeito Fernando Fernandes. Também participaram do encontro o vereador Ronaldo Onishi e o coordenador Especial de Igualdade Racial, Antônio Carlos Sousa Santos. Durante o evento houve o sorteio de uma bicicleta, doada pelo vereador Cido.
Mais atividades
As comemorações ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência contaram com o lançamento da cartilha “Inclusão é Atitude! Qual é a Tua?”, ilustrada pelo cartunista Ricardo Ferraz e de coautoria do Espaço da Cidadania e seus parceiras pela inclusão. Houve apresentação de jovens e adultos atendidos pela Associação dos Deficientes Físicos de Taboão da Serra (ADT) e pelo Centro de Reabilitação Social (CRS) Renato Phillipe Hanai Mendes.
No Cemur houve ainda: exposições dos cartuns temáticos de Ricardo Ferraz, de fotos da trajetória do Espaço da Cidadania, de trabalhos da rede e de coautores da cartilha; cadastro de empresas que contratam pessoas com deficiência; captação de currículos; stands da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taboão da Serra, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da faculdade Estácio – Polo EAD, além de stands de divulgação dos projetos Borboleta Azul, Coexistir e Integra Mais.