Dificuldade para agendar consultas e exames em unidades de saúde causa transtornos para moradores de Itapecerica da Serra
Pacientes reclamam que também faltam profissionais nas Unidades Básicas de Saúde. Munícipes vão buscar atendimento em cidades vizinhas
UBS Valo Velho, em Itapecerica da Serra
A dificuldade para conseguir marcar consultas e exames provoca muitas reclamações em Itapecerica da Serra. Segundo os munícipes, as Unidades Básicas de Saúde estão com vagas limitadas devido à covid-19, quando tem vaga. E sem o atendimento no Centro de Especialidades Municipal (CEM) e no PS do Hospital Geral de Itapecerica da Serra que viraram referência apenas para pacientes com coronavírus, é “quase impossível conseguir atendimento médico na cidade”.
“Infelizmente não é dificuldade, é impossibilidade”, disse a munícipe Vanessa André da Silva Ramos, 41 anos, moradora do Jd. Cinir.
Munícipes vão buscar atendimento em cidades vizinhas, como Taboão da Serra. “Não temos atendimento médico nas UBS, pois as consultas não estão sendo marcadas por causa da covid. O CEM está atendendo só covid. Não temos AMA nem UPA. E nem o PS do hospital [HGIS]. Estou precisando de atendimento ginecológico e tenho que ir até Taboão da Serra pra conseguir”, desabafa Vanessa.
A munícipe, que é paciente da UBS Valo Velho, relata que na unidade existe uma única enfermeira. “Isso é uma vergonha. Existe um descaso, não do profissional, mas da prefeitura que não coloca os profissionais e deixa a população ao abandono”, dispara.
A reportagem do Portal O Taboanense questionou a prefeitura de Itapecerica da Serra sobre a denúncia da moradora.
Em nota, a Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra “esclarece que todas as unidades de saúde do Município estão atendendo. E todas as nossas unidades básicas de saúde contam com equipe médica”.
Sobre o atendimento no CEM, a prefeitura informou que “atualmente, está instalado no CEM (Centro de Especialidades Médicas) o Centro de Referência ao Coronavírus. No entanto, as demais especialidades médicas e de exames continuam em atividade nessa unidade”.
“Ocorre que, em obediência às regras impostas pelo Plano São Paulo de Combate ao Coronavírus, o número de consultas e de exames diários estão sendo reduzidos, para evitar aglomeração. Sendo assim, não procede a informação de que estão suspensas marcações de consultas em nenhuma de nossas unidades de saúde”, finaliza a nota.
Matéria atualizada às 12h53