Diretor da Khan Academy na América Latina visita escolas de Taboão
Por Vera Sampaio
Duas escola da Prefeitura de Taboão da Serra receberam na terça-feira, 7 de novembro, a visita ilustre de Rolando Nuñez-Baza,diretor da Khan Academyna América Latina. Ele veio conferir a utilizaçãonas escolas da plataforma digital que oferece aulas gratuitas de diversas disciplinas, como matemática, engenharia e computação.
À ocasião, Nuñez-Baza visitou a EMEF Cecília Meireles e a EMEFEM Rui Barbosa. Estas são duas das nove escolas da Rede Municipal de Ensino de Taboão que utilizam a Khan Academy como estratégia para o ensino eficiente da matemática. Os professores usam a ferramenta como complemento às explicações que são dadas em sala de aula.
Além de ver a aplicabilidade da plataforma, ele conversou coma equipe gestora, professores ealunos e gostou do que viu. “Achei muito bom. Tudo estava funcionando bem, tanto a parte da professora, quanto da tecnologia. Então, a combinação da plataforma com uma professora como ela dá certo. Tudo está certo. É um bom exemplo da Khan Academy funcionando no Brasil.”, elogiou Nuñez-Baza.
Ambas as escolas utilizam a plataforma desde 2014, quando a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia instituiu o programa “Matematicando”. “Quando criamos o Matematicando tínhamos como objetivo elevar a qualidade do ensinoem nossas escolas, em especial, da matemática. Através da Khan Academye outros programas como o MindLab(Mente Inovadora), Matemática
Descomplicada, etc, conseguimos atingir esta meta. Tanto é que Taboão da Serra teve a melhor nota do IDEB entre todos os municípios da região”, relembrou o secretário de Educação, Prof. João Medeiros.
A nota geral das escolas de Taboão da Serra no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2015 foi 6.4 pontos, enquanto a meta projetada era de 5.8 pontos.A EMEF Cecília Meireles, por sua vez,obteve nota 6.7 pontos no IDEB 2015, sendo que estaera a nota esperada para 2021. “Estamos na Khan Academy desde o início do programa (Matematicando). Os professores abraçaram esta causa, temos uma equipe comprometida e o resultado positivo pode ser visto na prática”, comentou a vice-diretora Selma Nascimento.
Já na EMEFEM Rui Barbosa, o principal indicador é o SAREF – Sistema de Avaliação do Rendimento do Ensino Fundamental, que visa acompanhar o desenvolvimento do currículo, desempenho dos alunos, além de apontar e direcionar caminhos para a conquista do ensino em sua excelência. “A evolução dos alunos é crescente e visível. A gente viu no SAREF deste ano. As crianças de quinto ano (que utilizam a plataforma desde 2014) ficaram no topo. É um trabalho de todo mundo.A Khan Academyé uma plataforma bacana, as crianças gostam, interagem, é uma ferramenta a mais que contribui para os bons resultados”, afirmou a diretora Natalia Corcione Miguel.
.