Documentário conta formação de Comunidade Eclesiais de Base em Embu das Artes
O padre irlandês Eduardo McGettrick
Uma iniciativa simples e, justamente por isso, revolucionária. Um novo modo de ser Igreja. Uma nova forma de abordar o Evangelho: com o pé no chão e atento à escuta daqueles que sempre foram silenciados. As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que se espalharam Brasil afora nos anos 1970/1980, mudaram para sempre a história de famílias, bairros e municípios e são o tema do documentário “Fé e Política”.
“Nós, sendo estrangeiros, tínhamos que escutar muito, ouvir o povo. Juntamos as irmãs, os leigos e toda terça-feira fazíamos uma reunião onde tudo era discutido. Se criava uma união de muita força. Uma voz muito alta”, explica o padre irlandês Eduardo McGettrick, que junto com o conterrâneo Padre Jaime Crowe liderou as CEBs de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo.
As comunidades formaram lideranças, tiveram papel importante na elaboração da Constituição de 1988, na criação de políticas públicas, nos primeiros passos da Teologia da Libertação e na construção de instituições progressistas. O jornalista e escritor Frei Betto, um dos entrevistados no documentário, ressalta a importância das CEBs, sobretudo, em tempos de imprensa censurada. “As CEBs eram o reduto onde havia a informação, uma visão crítica do que estava acontecendo e, ao mesmo tempo, fornecia o combustível que era a palavra de Deus. As CEBs são o posto de gasolina. Os veículos são o movimento popular, o sindicato, o partido político, a associação de bairro. E o destino da viagem é mudar o Brasil”, afirma.
O CRIAR Brasil teve a missão desafiadora de contar a história das CEBs do Embu das Artes. O filme é inspirado no livro “Fé e Política”, organizado por Dalila Pedrini, Maria Isabel Lopes Corrêa e Wagner Corrêa, eles próprios participantes das comunidades na juventude.
Além dos relatos de quem viveu essa história emocionante e inspiradora, o documentário conta com a análise de Frei Betto, Paulo Vannuchi e Pastor Henrique Vieira que avaliam o legado das CEBs e ainda o desafio de retomar a formação política comunitária das quais foram pioneiras. A pesquisa rendeu ainda uma série de vídeos e podcasts sobre o tema. Reflexões que nos ajudam a pensar em novas frentes de luta por justiça social e pelo fortalecimento da democracia.
Serviço
Documentário “Fé e Política”
Lançamentos
10 de novembro
Centro Cultural Valdelice
Praça Manoel Almeida dos Santos, s/n – Parque Pirajuçara – Embu das Artes
15h
11 de novembro
Câmara Municipal de São Paulo
Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – São Paulo
19h