Doria determina fechamento de shoppings e academias na GSP para conter avanço do coronavírus
O governador João Doria acaba de anunciar novas medidas para tentar impedir a propagação do coronavírus na região metropolitana de São Paulo, medida que atinge Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Os shoppings da Grande SP e academias devem fechar as portas até o dia 23 de março.
Segundo o governador, o fechamento deve durar até o dia 30 de abril. A medida não será estendida para shoppings do interior e do litoral. Bares, restaurantes, confeitarias, supermercados e padarias não serão afetadas pela medida anunciada hoje pelo governador João Doria.
“Todos os shoppings da região metropolitana de São Paulo deverão ser fechados por razões sanitárias e proteção aos seus funcionários e as pessoas. Fechamento determinado até 30 de abril. A recomendação é o fechamento dos shoppings até o dia 30 de abril”, disse Doria, que classificou a medida como preventiva.
De acordo com Patrícia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico do Estado, “essa foi uma medida muito dialogada com o setor. E dada as circunstâncias, o bem-estar das pessoas, evitar aglomerações, na região metropolitana de São Paulo, que é onde nós temos as principais ocorrências e o foco é termos o combate ao coronavírus, então estamos em contato com a Abrasce e foi um trabalho dialogado, sem pânico”.
Na região, o Shopping Taboão havia anunciado nesta terça-feira, dia 17, que “de forma a garantir o acesso de nossa comunidade a todos os serviços presentes no shopping, estamos funcionando temporariamente com horário reduzido das 12h às 20h. Apenas aos domingos, as lojas abrirão das 14h às 20h e a praça de alimentação seguirá das 12h às 20h”.
“Para zelar pelo bem-estar de todos, além do horário reduzido, intensificamos a rotina de limpeza e higienização dos espaços comuns e do sistema de ar condicionado central, e reforçamos os pontos de uso de álcool em gel nas praças de alimentação e próximo aos banheiros. Estamos ainda promovendo uma campanha de conscientização para prevenção do novo coronavírus com orientações do Ministério da Saúde”, informou o Shopping Taboão em nota.
Veja a coletiva do Governador João Doria sobre o fechamento de shoppings e academias