Dr. João Melo, ex-ouvidor da prefeitura de Taboão da Serra, morre aos 77 anos
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Morreu na tarde desta sexta-feira, dia 3, o ex-presidente da OAB de Taboão da Serra e ex-ouvidor da prefeitura, o advogado Dr. João Melo. A família não informou a causa da morte, ele morava atualmente em Peruíbe onde era membro da Comissão de Assistência Judiciária.
Nascido em Viçosa, Alagoas, ele deixa a esposa, também advogada Erika Milani, filhos e netos. Até o fechamento desta matéria a família não havia divulgado o horário e o local do velório e sepultamento.
João Melo deixa um legado importante para a advocacia de Taboão da Serra. Formado em direito pela Unifieo de Osasco, foi presidente da Ordem dos Advogados da cidade no triênio 1995-1997. Foi o primeiro ouvidor municipal, durante a gestão do ex-prefeito Evilásio Farias e posteriormente na gestão Fernando Fernandes.
Advogado com mais de 35 anos de experiência em Taboão da Serra, João Melo foi um dos mais importantes profissionais do direito na cidade, consolidando a Ouvidoria Municipal, um dos mais importantes meios de reclamação da população.
Em 2016 foi homenageado pela OAB e pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) recebendo a “Láurea de Homenagem” entregue periodicamente a advogados que se destacam na defesa da classe e atuação como advogado.
João Melo é co-fundador da Subseção de Taboão, além de ter sido presidente na gestão 1995/1997, e também um dos idealizadores e criadores da Casa do Advogado, além de inaugurar o Salão do Júri do fórum da nossa cidade, dentre outras atividades jurídicas.
Em 2011, quando deixou a Ouvidoria Municipal, escreveu uma carta, publicada no Portal O Taboanense, onde justificava sua decisão. “Relembro o inicio do nosso voluntariado junto à ONG “Operação Cidadania” e posterior adesão à vitoriosa campanha de Vossa Excelência à sucessão de prefeito em 2004, à reeleição em […] Ainda estão na memória as batalhas campais e jurídicas que enfrentamos. Todas serviram de marco na minha experiência profissional na área do direito eleitoral”.
João Melo também se destacou na defesa da liberdade de imprensa, advogando, muita vezes pro bono, para diversos jornais e jornalistas da região.
Repercussão
A morte de João Melo teve grande repercussão. O prefeito Aprígio, por telefone, lamentou a morte do advogado. “Dr. João Melo tem uma história importante e rica na advocacia de Taboão da Serra. Recebi a notícia de sua morte com tristeza, mas o seu legado ficará para sempre marcado na história da nossa cidade e seus feitos como advogado jamais serão apagados. Que Deus o receba de braços abertos”.
Já o ex-prefeito Fernando Fernandes também comentou sobre a morte do advogado. “Estou muito triste com a perda do Dr. João Melo. Um profissional competente, digno, uma pessoa confiável que prestou um grande serviço a população da nossa cidade. Foi ouvidor na nossa gestão, mas não só por isso, porque ele era muito honesto. Sempre que chegada uma reclamação ele levava para o meu conhecimento, discutia comigo. Tenho uma grande admiração por ele. Meu reconhecimento ao seu trabalho, meus sentimentos a família e amigos. E ao Dr. João Melo, minha gratidão”.
Outro ex-prefeito que lamentou a morte de João Melo foi Evilásio Farias. “Além amigo e filiado da mesma agremiação partidária por muitos anos, Dr. João Melo foi também Presidente da OAB de Taboão da Serra. Quando fui Prefeito, criei a Ouvidoria Municipal de Taboão da Serra, na época, ainda uma instituição rara. Nomeei o Dr. João Melo o primeiro Ouvidor Municipal. O qual se preparou e se profissionalizou e se empenhou tanto, que passou a ser e fez também de Taboão uma referência em Ouvidoria. Foi convidado, com todo mérito, para auxiliar na formação de várias ouvidorias em diferentes estados da federação. Dr João Melo ajudou fazer história”.
O presidente da Câmara Municipal, André Egydio, lembrou do papel importante que o advogado teve na sociedade taboanense. “Foi um defensor do direito e da advocacia, durante sua presidência à frente da OAB consolidou a Ordem dos Advogados na nossa cidade e como ouvidor municipal, exerceu um papel importante para a democracia, auxiliando a população em suas demandas. Foi um grande advogado e sua história sempre será lembrada por todos”.
O atual presidente da OAB de Taboão da Serra, Dr. Moacir Tertulino, lembrou do colega advogado. “Na qualidade de amigo, Dr. João Melo, estive anos ao lado dele. Foi um dos grandes prestadores de serviço, sempre busco a justiça e apoio social. João Melo fez o primeiro júri de Taboão da Serra, foi o advogado que inaugurou o Tribunal de Juri, era aquela pessoa que gostava muito do Direito Penal”.
Tertulino lembrou da atuação de João Melo na área eleitoral. “A gente trocou muitas informações acerca das questões eleitorais, processos e procedimentos”. Sobre sua atuação como ouvidor, disse que ficou quase 16 anos a frente da Ouvidoria Municipal. “Procurava fazer o procedimento correto e justo. Sempre preocupado em ajudar todos. A advocacia da nossa cidade hoje está de luto”.
Sobre seu período como presidente da Ordem na cidade, Tertulino destacou o pioneirismo do colega. “Foi um dos presidentes, precursor da OAB de Taboão da Serra. Na época que a OAB não tinha um espaço ele estava lá, fazendo com que as coisas crescessem e os advogados se unissem. Graças aqueles primeiros que começaram a fortalecer a advocacia e hoje temos um número robusto de advogados na cidade”.
A ex-presidente da OAB de Taboão da Serra, Dra. Elaine Abud exprimiu seu sentimento. “É uma perda irreparável para a advocacia da nossa cidade, não atuava mais aqui, mas exercia seu trabalho em Peruíbe, sempre teve muito a agregar. Seu escritório era ao lado do meu, isso me tocou muito. Me orgulha ter feito a galeria dos presidentes da OAB e tenho orgulho de ter feito essa homenagem em vida. Ele foi um presidente que agregou muito”.
O ex-vereador Olívio Nóbrega, amigo de João Melo, lembrou da importância do advogado na cidade. “Ele era uma pessoa que sempre se preocupava com a população, não só enquanto esteve a frente da Ouvidoria, mas também como advogado. Meu filho, hoje deputado estadual Eduardo Nóbrega, foi seu estagiário, tenho certeza que ele tem um importante papel na defesa da advocacia da nossa cidade. Meus sentimentos a família e amigos, que Deus o tenha”.
O secretário de finanças da prefeitura de Taboão da Serra, o advogado Antônio Rodrigues, falou com a reportagem sobre a morte do colega. “A morte do ex-presidente da nossa entidade de classe nos faz atentar para a importância do cultivo de valores transcendentes durante a efemeridade da vida. Que tenha o merecido repouso. Sentimentos aos entes queridos enlutados”.
O ex-vereador Professor Fenólio, amigo de João Melo, disse a nossa reportagem que essa é uma “notícia muito triste. Faleceu o Dr. João Melo. Advogado de proa em nossa cidade, presidiu a OAB e chefiou a Ouvidoria Municipal, sempre com atuação destacada, deixando positivo legado para as novas gerações. Meu abraço solidário aos familiares e amigos do já saudoso Dr. João Mello, que agora repousa em paz”.