É #FAKE mensagem de ameaça de massacre a escolas de Taboão da Serra
Boatos de massacre na EE Edgar Francisco assusta pais e alunos em Taboão da Serra; Seduc-SP afirma que nada foi constatado
É mentira – fake news, mensagem que circulou em redes sociais afirmando sobre a possibilidade um massacre em escolas estaduais de Taboão da Serra. A informação falsa foi compartilhada durante durante a semana e preocupou a comunidade escolar.
Pais e alunos da E.E. Edgar Francisco, no Jd. Guaciara, em Taboão da Serra, se assustaram na noite de quinta-feira, dia 28, após mensagens veiculadas nas redes sociais anunciando um possível massacre marcado para esta sexta-feira, dia 29.
Ao Portal O Taboanense, a mãe de um aluno da escola relatou que, ao buscar o filho na escola na noite de ontem, viu alguns alunos chorando, desesperados por medo do massacre. E que ela não mandaria a seu filho para a escola.
“A mensagem dizia que iam invadir a escola com facas e que matariam os colegas. As crianças saíram apavoradas da escola, chorando, com muito medo”, disse a mãe.
Ainda segundo o relato da mulher, “as postagens da rede social falando sobre o suposto massacre, de repente, foram apagadas cinco minutos antes da saída dos alunos. Com a repercussão do assunto na escola, a polícia foi acionada”.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que informou em nota, “que a Ronda Escolar, que esteve presente na escola não constatou nada. A comunidade escolar foi acalmada, pois esses casos são boatos, e as aulas não foram afetadas”.
Ainda segundo a Seduc-SP, “o Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar (Gispec), que realiza estudos sobre a violência na área de segurança das escolas e o planejamento de estratégias, segue monitorando as unidades escolares, e os casos estão sendo registrados na Plataforma Conviva”.
Por fim, a nota ressaltou que a “Diretoria de Ensino de Taboão da Serra e a escola seguem à disposição dos pais e responsáveis para esclarecimentos”.
Mais fake news
Na segunda-feira, dia 25, alunos da E.E. Neusa Demétrio, no Jd. Mituzi, em Taboão da Serra, também foi alvo de boatos de massacre. Segundo informações, um professor teria encontrado um bilhete dentro de um livro que dizia para não comparecem na escola dia 2, pois haveria massacre.
O Tenente Dacal publicou em suas redes sociais que, “tudo não passou de uma grande mentira … fake news”, afirmou.
Embu-Guaçu
No início do mês de abril, a E.E. Paschoal Carlos Magno, em Embu-Guaçu, também sofreu com fake news sobre um suposto massacre, o que deixou pais e alunos desesperados. A Polícia Militar foi acionada e foi constatado que se tratava de uma notícia falsa. O caso aconteceu dia 7 de abril.