Éder Jofre, tricampeão mundial de boxe, morre aos 86 anos em Embu das Artes
Éder Jofre, tricampeão mundial de boxe, morre aos 86 anos em Embu das Artes
O ex-pugilista e campeão mundial de boxe Éder Jofre, 86 anos, morreu na madrugada deste domingo, dia 2, em Embu das Artes, em decorrência de pneumonia.
De acordo com familiares, Jofre estava internado desde março numa clínica em Embu das Artes por causa de doença.
O galinho de ouro Eder Jofre é o maior nome do boxe brasileiro. Detentor de três cinturões mundiais, foi campeão mundial pela Associação Mundial de Boxe – AMB na categoria peso galo em 1960, campeão unificado pela AMB e pela União Europeia de Boxe – UEB em 1962 e, por fim, como competidor peso pena faturou mais um título mundial pelo Conselho Mundial de Boxe – CMB em 1973.
O tricampeão mundial dos pesos pena e galo foi o primeiro brasileiro a deter um cinturão de relevância mundial no boxe. O Galo de Ouro, ele entrou em 2021 para o Hall da Fama do Boxe da Costa Oeste dos Estados Unidos.
Éder Jofre nasceu no dia 26 de março de 1936, no Centro de São Paulo e, ao deixar o esporte, tinha construído um cartel de 81 lutas, 75 vitórias (52 por nocaute), quatro empates e duas derrotas.
Aposentado do ringue, Eder Jofre foi professor da modalidade por anos e foi vereador da cidade de São Paulo, com mandatos de 1982 a 2000, tendo aprovado muitas leis relacionadas com saúde e educação.
Jofre foi influenciado pela família a seguir a carreira de pugilista. Seu pai era o boxeador argentino José Aristides Jofre, ou “Kid Jofre”. A paixão pelo boxe era algo inerente à família, que chegou a ter sete atletas na modalidade. São-paulino, Éder Jofre defendeu as cores do time do coração quando era lutador amador.
Em nota, o São Paulo lamentou a morte do ex-pugilista. “O São Paulo Futebol Clube, com imensa tristeza, lamenta o falecimento do campeão Éder Jofre”, escreveu o clube. “O São Paulo Futebol Clube se solidariza com família, amigos e fãs do pugilismo, em geral, neste momento de dor”.