Educação promove dinâmica com estudantes e professores para discutir Ensino Médio na região
Discussões serão feitas com escolas de todas as Diretorias de Ensino para aproximar escola do universo dos jovens
A Secretaria Estadual da Educação reuniu na última sexta-feira (17) cerca de 200 alunos e professores de escolas estaduais da Grande São Paulo para discutir o Ensino Médio. Nesta etapa, participaram as Diretorias de Ensino das cidades de Itapevi, Caieiras, Osasco, Itapecerica da Serra, Carapicuíba e Taboão da Serra.
A programação prevê uma dinâmica em grupo entre os estudantes para debater o que eles aprovam e não aprovam em suas escolas, e como seria o Ensino Médio dos seus sonhos. Depois, eles se apresentam em plenária. Entre os professores, as atividades começam com a apresentação, depois eles se reúnem em grupos. Todos os participantes têm oportunidade de fazer perguntas e discutir temas de relevância.
Os participantes também dialogam sobre algumas propostas do Inova Educação, nova política educacional do estado lançada no início do mês.
Estes encontros serão feitos com alunos e professores de escolas de todo o Estado – no total são 15 polos. Depois, as discussões serão fomentadas em todas as escolas da rede. O evento faz parte de uma série de seminários que vai abranger todas as Diretorias de Ensino para debater o Ensino Médio, e dessa forma, aproximar a escola do universo dos jovens.
Nos últimos meses, uma série discussões foram realizadas na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (Efape), com a participação de especialistas. Entre eles estiveram a professora Débora Garofalo, eleita uma das melhores professoras do mundo; Anna Penido, jornalista e diretora do Instituto Inspirare; e Cynthia Sanches, gerente de projetos de educação do Instituto Ayrton Senna.
Além de ações presenciais de diálogo e escuta das experiências de quem faz educação no dia a dia, a Secretaria da Educação disponibiliza um questionário online para ouvir as ideias e opiniões de todos. Ele foi lançado no dia 30 de abril e ainda pode ser preenchido por professores, estudantes, diretores e coordenadores.
Além de trazer suas impressões, estes profissionais também podem contribuir com divulgar propostas pedagógicas, disciplinas eletivas, projetos interdisciplinares e outras experiências positivas que já funcionam nas escolas.
Da Secretaria Estadual de Educação