EE João Caly promove 1ª Feira de Iniciação a Pesquisa e Inovação no sábado
A escola estadual realizou a 1ª FIPI, com trabalhos dos alunos do 2º e 3º ano do ensino médio
A escola João Caly, em Taboão, realizou a 1ª FIPI com trabalhos dos alunos do 2º e 3º ano do ensino médio
A Escola Estadual João Caly localizada na rua Antônio José Maciel, no bairro Cidade Intercap, em Taboão da Serra, promoveu a primeira Feira de Iniciação a Pesquisa e Inovação (FIPI), com trabalhos dos alunos do 2º e 3º ano do ensino médio no último sábado, dia 22 de setembro.
Segundo o professor de física e idealizador do projeto, Fabrício Vaz, o intuito da feira foi proporcionar um espaço para que os alunos desenvolvessem um trabalho autoral. “Os grupos foram autônomos na escolha do tema, na forma da apresentação, na gestão do tempo e de recursos”, disse.
A feira tinha como objetivo dar oportunidade para que os alunos desenvolvessem pesquisa sobre assuntos de seus interesses e expressassem sua criatividade em um espaço, conhecendo a metodologia de pesquisa e produzindo um trabalho escrito seguindo as normas da ABNT.
Os grupos poderiam ter até 10 integrantes e conter alunos de diferentes classes ou séries, com dois professores como orientadores. Os critérios de avaliação dos trabalhos foram: resumo, exposição, diário de bordo, pesquisa ou divulgação, participação individual e frequência.
Os trabalhos foram apresentados no pátio da escola através de stands para exposição, onde ficaram expostos os protótipos, modelos e maquetes, além do banner. Alguns trabalhos como textos, aplicativos, receitas e sugestões, estão disponíveis no sites.google.com/view/fipijoaocaly.
“Foi surpreendente perceber o quanto eles evoluíram ao longo do trabalho se tornando mais autossuficientes no desenvolvimento das pesquisas e na elaboração dos trabalhos. Também chamou a atenção à relevância dos temas e sua originalidade”, comentou Fabrício Vaz.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão externa que atribuiu nota com base nos critérios como originalidade e relevância do tema. A partir do acumulo de pontos foi definido os três grupos vencedores. Como prêmio, os alunos ganharam bolsa de estudo para faculdade, cursos técnicos e de inglês.