EE Nigro Gava apresenta III Mostra Cultural do Projeto Existir e Resistir
O evento acontece nesta segunda-feira, dia 18, às 14h, com apresentações dos Músicos do Futuro, Sarau Dança Africana e exposições
Os alunos estudaram a história africana e a vida de todos os convidados e homenageados para recebê-los no evento
A III Mostra Cultural do Projeto Existir e Resistir acontece nesta segunda-feira, dia 18, às 14h, na EE Maria Apparecida Nigro Gava, Pq. Pinheiros em Taboão da Serra. O evento, gratuito, faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra na cidade, e vai homenagear personalidades que se destacaram na comunidade.
A Mostra traz a participação de Fabiana Cozza, Ernesto Teixeira da Gaviões da Fiel, Marcelinho S/A, Chocolate, Pelezinho Paes, Gil Paes, Nego Jó, Luisinho SM, Beto Sorriso, Anderson PAgodi e Cocão Avoz. Também terá a apresentação dos Músicos do Futuro, Sarau Dança Africana e exposições.
“O projeto começa na EE Neusa Demétrio [há 8 anos] com o pessoal de Humanas que se juntou para fazer um projeto voltado para a Consciência Negra. Logo todos os professores abraçaram o projeto. Começamos com o resgate da cultura africana contada pelo próprio povo africano”, disse historiadora e professora Viviane Pereira Cesar. Na escola Nigro Gava está é a 3ª edição.
Viviane relata que este ano os organizadores convidaram a cantora e deputada Leci Brandão, mas devido a um problema de agenda não será possível a presença da sambista. Mas Leci enviou um vídeo falando da importância do projeto. E que os alunos estudaram toda a história africana e a vida de todos os convidados e homenageados antes do evento.
“Esse ano convidamos a Leci Brandão, homenagear o Samba e pessoas que são da região e que fazem a diferença. Não foi possível encaixar a agenda dela, mas a Leci mandou um vídeo falando da importância do projeto. Convidamos a Fabiana Cozza, que hoje canta dona Ivone Lara. Também teremos a participação do Nego Jó, Marcelinho SA, Chocolate, Beto Sorriso, Anderson Pagode, rapper Cocão Avoz, entre outros. A ideia é trazer o que temos de melhor na nossa cidade”, explica a historiadora.
O projeto tem como objetivo “contar toda a história das minorias, fazer a comunidade respeitar a diversidade. Nossa fala é contra qualquer tipo de preconceito […] Vamos mostrar o lado extremamente positivo da África e os horrores da escrivão. Vamos homenagear as pessoas negras que fazem a diferença”, conclui Viviane.
Serviço:
III Mostra Cultural do Projeto Existir e Resistir
Quando: Segunda-feira, dia 18 de novembro, às 14h
Onde: EE Maria Apparecida Nigro Gava. Rua Mário Latorre, 256 – Pq. Pinheiros / Taboão da Serra
Quanto: Evento gratuito