Elaine Abud Santana é a nova presidente da OAB de Taboão da Serra
Elaine Abud (no centro) comemora vitória da Chapa 1 na eleição da OAB de Taboão da Serra
A advogada Elaine Abud Santana foi eleita nesta quinta-feira, dia 29, a nova presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da sub-sede de Taboão da Serra. Ela é a primeira mulher a ser eleita para o cargo na história.
A chapa 1, eleita neta quinta-feira, é composta por Elaine Abud Santana presidente, José Cordeiro Siqueira, vice-presidente, José Roberto Lopes, secretário geral, Vanessa Borella, secretária adjunta e Márcia Lagrotta, tesoureira. O novo grupo assume a OAB de Taboão da Serra por um mandato de três anos a partir de 1º de janeiro de 2019.
Entre as prioridades de seu mandato, está uma proposta que promete ser polêmica. Elaine quer implantar o “OAB Concilia”, um contraponto ao Centro Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, conhecido como Cejusc, instalado na Câmara Municipal de Taboão da Serra há dois anos, onde as partes envolvidas não precisam necessariamente d eum advogado para buscar um acordo.
“Vamos ser um contraponto ao Cejusc, que existe hoje na Câmara Municipal. Hoje não precisa de um advogado [para as audiências], o que é muito triste. Vamos fazer dentro da Ordem (OAB) esses processos, que podem ser feitos lá, para tirar isso do judiciário, o juiz só homologa no Fórum. Não vamos acabar com o Cejusc, vamos diminuir consideravelmente [o número de causas] inclusive com advogados atuando nas negociações”, diz a presidente eleita.
Elaine diz que pretende trazer para os advogados do município a Escola Superior de Advocacia (ESA). “A ideia é dar continuidade nesses cursos, já que atualmente eu sou vice-presidente, essa é uma opção para reciclar os colegas, em vez de irem para o Centro [da capital São Paulo] trazemos os professores para cá”.
União
A advogada afirmou que um dos grandes desafios que terá pela frente será unir a categoria. “Acho que essa eleição mostrou uma desunião muito grande, foram quatro chapas, até porque a gente vem de uma promessa de não reeleição do atual presidente [Moacir Tertulino] que não cumpriu e se candidatou de novo, mas não ganhou”.
Sobre a disputa com o ex-parceiro de chapa, Elaine Abud desabafou: “Foi uma eleição concorrida, árdua, até agressiva, eu diria, mas foi vitoriosa, onde as mulheres mostraram seu valor. Nós vencemos, em segundo lugar ficou a Dr. Débora, com um brilhante trabalho e em terceiro o Dr. Moacir. Esse é o verdadeiro empoderamento feminino”.
Sobe os projetos à frente da OAB, Elaine diz que irá dar atenção especial aos estudante de Direito em Taboão da Serra. “Temos que focar nos novos advogados, que estão se formando e chegando muitas vezes despreparados para o mercado, para o que é a advocacia. Temos um projeto que é o ‘OAB Integra’ que colocar esse formando no mercado. Vamos até as faculdades para implementar esse programa”.
São Paulo
Segundo o site Consultor Jurídico, Caio Augusto, atual secretário-geral da OAB de São Paulo, foi eleito presidente da seccional nesta quinta-feira,29. Sua chapa “Coragem e Inovação” está com 27% dos votos válidos, apuração ainda não foi finalizada, mas sua eleição é dada como certa.
O segundo lugar na disputa ficou com o atual mandatário da OAB-SP Marcos da Costa, que deixará o cargo após seis anos à frente da instituição