Eleições em SP: Haddad lidera com 27%; França e Tarcísio empatam em 2º
A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira e avaliou quatro cenários de disputa
Joe Silva, Gazeta de S. Paulo
De acordo com uma pesquisa realizada pela RealTime Big Data, encomendada pela TV Record, Fernando Haddad (PT) lidera as intenções de voto para o governo de São Paulo com 27%. Em segundo lugar aparecem empatados o ex-governador Márcio França (PSB) e o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), ambos com 14% das intensões de voto. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (28).
Ainda neste cenário aparecem em seguida Rodrigo Garcia (PSDB), com 6%; Renata Abreu (Podemos), com 2%; Vinicius Poit (Novo), Abraham Weintraub (Brasil 35) e Felício Ramuth (PSD), com 1% cada um. Gabriel Colombo (PCB) não pontuou. Segundo a pesquisa, 20% votarão em branco ou vão anular o voto, e 14% não responderam ou não souberam opinar.
Em um segundo cenário, com apenas Haddad, França, Tarcísio, Garcia e Poit na disputa, Haddad lidera novamente com 27%. Também ocorre empate no segundo lugar com França e Tarcísio, ambos com 15% dos votos. Garcia fica com 7% e Poit com 1%.
No terceiro cenário, no qual França não foi considerado, Hadadd lidera novamente com 32% dos votos. Tarcísio tem 20% e Garcia é o terceiro, com 9%. Poit fica em quarto, com 2%.
Já no quarto cenário, Haddad não foi considerado na análise, França lidera, com 29% dos votos. Tarcísio tem 17%. Terceiro nesse levantamento, Garcia tem 9%. Poit ficaria com 2% dos eleitores.
Uma última análise — quando não são apresentados nomes aos entrevistados —, mostra Tarcísio novamente em segundo lugar, com 2%. Em primeiro está Haddad, com 3%. Márcio França, Boulos e Doria empatam com 1% em terceiro. Outros candidatos ficam com 2%. Ainda nesta consulta, 24% votariam nulo e 66% não souberam responder ou não opinaram.
O mesmo levantamento trouxe ainda dados a respeito da aceitação de cada candidato. O resultado mostra que 50% dos entrevistados não votariam em Haddad. Weintraub é o segundo com maior rejeição, com 42%. Garcia não seria a escolha de 35% da amostra consultada.
A pesquisa foi realizada pela RealTime Big Data entre os dias 25 e 27 de março. Foram realizadas 1.500 entrevistas por telefone. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.