Eleitor tem até maio para regularizar situação com a justiça eleitoral em Taboão da Serra
Após esse período o eleitor não poderá votar em 2020 e terá que pagar uma multa
Em Taboão da Serra, apenas 72,20% realizaram o cadastramento obrigatório da biometria
Matheus Herbert, Gazeta de S.Paulo
Os eleitores de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra que não realizaram o cadastramento biométrico, tem até maio de 2020 para regularizar a sua situação eleitoral. O prazo para a biometria foi encerrado ontem em 319 cidades do Estado.
Segundo o último balanço feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 72,20% em Taboão realizaram o cadastramento. Já em Itapecerica o número é ainda menor, apenas 66,89%.
De acordo com o Tribunal Regional de São Paulo (TRE–SP), “o morador que não realizou a biometria poderá do dia 7 de janeiro ao dia 6 de maio regularizar a sua situação eleitoral”.
Ainda de acordo com o TRE, “depois desse prazo o eleitor não conseguirá votar nas eleições de 2020 e terá que pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por turno”.
A cidade de Taboão da Serra conta com 216.436 eleitores. Desse total, 156.267 A cidade de Taboão da Serra conta com 216.436 eleitores. Desse total, 156.267 realizaram o procedimento. Os dados podem ser consultados no site www.tse.jus.br. Em Itapecerica 79.359 eleitores realizaram a biometria. A cidade conta com 118.637 eleitores.
Título cancelado. Quem não realizou o cadastramento já teve o título automaticamente cancelado e por isso deve regularizar a situação. O cancelamento do título impede o eleitor de votar e gera outras restrições como: obter passaporte, tomar posse em concurso público, fazer empréstimos em bancos públicos e matrículas em instituições de ensino oficiais.