Em 1980, Governador Paulo Maluf veio a Taboão da Serra para inaugurar Escola
O governador Maluf acena para populares, bandeiras do Estado de São Paulo foram distribuídas para os alunos que recepcionaram a comitiva
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 6 do Jornal O Cidadão, publicada em março de 1980. A inauguração da Escola Estadual de Primeiro Grau Jardim Irapuã, que contou com a presença do então governador do estado, Paulo Maluf.
Atualmente a escola, que foi municipalizada, recebe o nome de Maria Catharina Comino. Na época, Maluf alardeou que em Taboão da Serra nenhuma criança entre 7 e 14 anos estaria fora da escola em 1980. “Outras três escolas estão sendo construídas, prevendo-se que a população aumente nos próximos anos e, assim, haverá condições para se matricular todos os que atingirem a idade escolar daqui pra frente”, destacou o jornal.
A visita do governador Maluf gerou alvoroço na cidade. A recepção foi digna de um chefe de estado. “No dia 7, às 10h, Paulo Maluf e uma grande comitiva chegavam a Taboão da Serra saudado por bandas e fanfarras escolares que o aguardavam na entrada da cidade, defronte da agência [do banco] Banespa”.
Na época, o Cidadão destacou: “A convite de Paulo Maluf, o prefeito seguiu em seu carro e a caravana dirigiu-se ao Cemur, na praça 31 de Março. Logo após, pelas ruas do Jardim Maria Rosa, estrada de São Francisco, av. da Saudade e rua 7, chegaram a escola estadual de 1º grau Jardim Irapuã, recebidos pela banda da Polícia Militar ao som do Hino Nacional”.
O secretário de educação na época, professor Fenólio, relembrou que anos mais tarde, a escola mudaria de nome e passaria a se chamar EE Maria Catharina Comino. “Por conta de projeto do Deputado Estadual Ademar de Barros aprovado na Assembleia. Na mesma sessão, foram aprovados os patronímicos das escolas “Armando de Andrade” e Ugo Arduini”, que, posteriormente foram municipalizadas com os mesmos patronos. Fui o portador do pedido e das biografias que justificaram os projetos”, disse.
Verbas
Na visita de Maluf a Taboão da Serra, ele anunciou também verbas para a canalização do córrego Poá. “A assinatura de um protocolo entre o governador, prefeito Armando Andrade e representantes da Secretaria de Negócios Metropolitanos, o qual permitirá conseguir-se a verba de R$ 10 milhões de cruzeiros junto ao Fundo Metropolitano de Financiamento- Fumefi, para canalização de trecho do córrego Poá, no Jd. Santa Luzia”.