Em 1986, o Pirajuçara ganhou o primeiro destacamento da Polícia Militar em Taboão da Serra
Publicado no Blog de Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 177 do Jornal O Cidadão, publicada em setembro de 1986. Entre os destaques daquela semana, a inauguração do destacamento policial no Pirajuçara.
A matéria de capa começava assim: “E o sonho tornou-se realidade. Taboão da Serra ganhou no último domingo o seu destacamento policial que foi inaugurado na estrada Kizaemon Takeuri, 2246. Os policiais faziam evoluções. As motos, adquiridas pela prefeitura municipal, desfilavam. As novas viaturas foram colocadas em exposição. Era festa no Pirajuçara”.
O Coronel Zailton da PM foi o primeiro a falar e ele destacou a importância da união entre Polícia Civil e Polícia Militar. É sempre bom lembrar que na época Taboão da Serra não tinha ainda a sua Guarda Civil Municipal, que só foi criada em 1990. Até então, a PM era a única responsável pelo patrulhamento das ruas do município.
Em seguida falou o presidente da Câmara Municipal, Oscar Ferreira, que lembrou a participação de alguns vereadores que chegaram a fazer “greve de fome” para que aumentasse o efetivo policial em Taboão da Serra.
O prefeito da época, José Vicente Buscarini, disse que “tudo aquilo que o governo se propõe a fazer ele tem demonstrado que não é só no papel, mas na sua prática do dia a dia. Por isso o nosso governo, que pregamos em 82, com o slogan “Participação e Integridade”, um governo aberto à população”.
A prefeitura entregou o prédio totalmente mobiliado para a Polícia Militar, além de duas motos para o policiamento de trânsito.
Reflexos hoje
Atualmente a Polícia Militar possui duas companhias na cidade, a 2ª Cia que atua na região do Pirajuçara e a 4ª, que atua mais na região central. Ambas são vinculadas ao 36º Batalhão, que está instalado em Embu das Artes. Em 1986, a inauguração do destacamento da PM foi o primeiro passo para a atual configuração da polícia em nosso município.
E é por isso que a história é importante, ela nos ajuda a entender o nosso presente, ajudando a planejar o futuro!