Em 1989, na reta final das eleições, Collor fez comício em Taboão da Serra
Mais de 10 mil moradores prestigiaram o showmício de Fernando Collor em Taboão da Serra, em 1989
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 333 do Jornal O Cidadão, publicada em novembro de 1989. Entre os destaques da semana, estava a eleição presidencial que aconteceria no dia 15/11. O então candidato Fernando Collor de Mello veio até Taboão da Serra e realizou um mega comício.
Às vésperas do primeiro turno das eleições presidenciais de 1989, o “caçados de marajás”, como ficou conhecido Collor, uma revelação da política, que prometia mudar o país, realizou um dos mais importantes comícios de sua campanha, aqui. Em Taboão da Serra. Mais de 10 mil pessoas se acotovelaram na praça Carmelina, no Pirajuçara, para ver o candidato (e os shows, que na época eram comuns nas campanhas eleitorais).
“Uma verdadeira multidão de aproximadamente 10 mil pessoas estiveram presentes no último final de semana (29/10) no Show Comício organizado pela juventude Pró-Collor de Mello”, escreveu o Jornal O Cidadão na época. “Exatamente às 12h05 chegou ao local o candidato a presidência da república, Fernando Collor de Mello”.
Na publicação que ganhou a capa do jornal na semana seguinte, o evento político foi retratado assim: “com um discurso inflamado o candidato do PRN, prometeu, se eleito, acabar com a inflação, a corrupção e a miséria, tudo isso nos seis primeiros meses de mandato. A população com isso veio ao delírio, desafiando as mais otimistas expectativas”.
Collor fez um discurso inflamado, de cerca de 10 minutos, empolgado os eleitores que compareceram ao seu comício. “logo após, Collor e sua comitiva deixaram o local indo em direção a vizinha cidade de Osasco, com nova concentração o aguardava”, descreveu O Cidadão na época.
Os shows que seguraram o público durante todo o dia teve grandes nomes, como a dupla Milionário e Zé Rico, Ângela Maria e o grupo Dominó.
Collor e Lula foram para o segundo turno e o ex-governador de Alagoas acabou sendo eleito o 22º presidente da República. A história depois disso, bom, aí todo mundo já sabe.
E tem mais…
Naquela mesma edição o Jornal O Cidadão noticiou a mudança de partido do então vereador Airton Antunes. Na época, o parlamentar deixou o Partido Democrático Cristão (PDC) e ingressou no PDT, de Leonel Brizola. Airton Antunes era da base de apoio ao prefeito Armando Andrade. Hoje, depois de dois mandatos, ele deixou a política e se dedica ao comércio na região do Pirajuçara.