Em 1990, PSDB de Taboão da Serra se mobilizou por eleição de Mario Covas
Professor Said Jorge de Moraes, candidato a deputado estadual em 1990 pelo PSDB, ao lado de Mário Covas
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 369 do Jornal O Cidadão, publicada em agosto de 1990. Próximo das eleições para governador daquele ano, o destaque do jornal foi a visita e carreata para receber Mario Covas, candidato do PSDB ao Palácio do Governo.
“O PSDB de Taboão da Serra prepara uma grande festa política nas ruas da cidade para marcar a visita do senador Mário Covas, 60 anos, candidato do partido ao governo estadual. Neste domingo, 12, Covas fará campanha em 6 cidades da região oeste da Grande São Paulo: Vargem Grande Paulista, Cotia, Taboão da Serra, Embu, Santana da Paraíba e Embu-Guaçu”, escreveu O Cidadão na época.
O jornal ainda destacou: “Em Taboão da Serra os tucanos preparam o evento “Carreata da Arrancada”, visando detonar a campanha do partido às eleições de 3 de outubro na cidade. A partir das 10h os militantes do PSDB se concentraram em frente ao Cemur, onde farão panfletagem nas imediações”.
O candidato a deputado estadual na época, Professor Said, foi um dos organizadores do evento, que contou com a participação ainda dos vereadores Antônio Carlos Fenólio, Evilásio Cavalcante de Farias e Maria das Graças Araújo, a Mariazinha. Na ocasião, nomes de peso do partido como Fernando Henrique Cardoso, Franco Montoro e Zulaiê Cobra, que era vice de Covas, prestigiaram o evento em Taboão da Serra.
Apesar dos esforços dos militantes taboanenses, Covas ficou em terceiro lugar e não foi para o segundo turno, que acabou sendo disputado por Paulo Maluf e Antônio Fleury Filho, que em novembro acabaria sendo eleito Governador do Estado. Covas só viria a ser eleito em 1994 e reeleito em 1998. Ele faleceu em 2001, durante o mandato. Em seu lugar assumiu seu vice, Geraldo Alckmin.
E tem mais
Nesta mesma edição o jornal O Cidadão destacou a soltura de três bugios que foram doados ao Parque das Hortênsias e que acabaram no local para receber cuidados médicos. A soltura dos animais aconteceu em uma reserva do Estado, perto de Juquitiba, onde eles voltaram a viver em seu habita natural.
“Eram uma fêmea e dois machos e a veterinária Ângela explica que esses bugios não podem viver em cativeiro, ‘porque só conseguem sobreviver em seu mundo natural, onde muitas espécies iguais foram uma grande família. Mas somente os soltamos após os cuidados médicos’”, escreveu a reportagem do O Cidadão.
Um veículo com gaiola adequada, um motorista do município e um representante da Guarda Florestal tornaram possível a soltura sem risco para os animais.