Em 1996 nasceu a primeira criança na Maternidade Municipal de Taboão da Serra
Autoridades visitaram as instalações da maternidade que foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1986
Publicado no Blog de Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 676 do Jornal O Cidadão, publicada em dezembro de 1996. Entre os destaques da semana, o nascimento do primeiro bebê na Maternidade Municipal de Taboão da Serra.
“A menina Larissa, filha de Rosineide Ap. de Oliveira, de 23 anos, e de Sérgio Roberto de Oliveira, 28 anos, moradores do Jd. Suiná, tornou-se a primeira criança a nascer na Maternidade Municipal de Taboão da Serra, inaugurada no último domingo, dia 22”. Foi assim que o Jornal O Cidadão, há 23 anos, noticiou a inauguração do equipamento de saúde.
A menina nasceu às 1h40 de quinta-feira, dia 26, de parto normal pesando 3 quilos e 600 gramas e medindo 52 centímetros, destacou o jornal na época. O nascimento da pequena Larissa marcou um novo tempo para Taboão da Serra. “O tempo em que as futuras mamães do município não precisarão mais recorrer a outras cidades à procura de leitos para terem seus filhos”.
O equipamento foi entregue pelo então prefeito José Vicente Buscarini, que nove dias depois deixaria o cargo, passando o poder para o prefeito eleito naquele ano, Fernando Fernandes. “Deixo o governo com a sensação de dever cumprido e orgulhoso do meu trabalho, principalmente nas áreas de Saúde e Educação, duas de minhas prioridades”, declarou ao Jornal O Cidadão.
Instalada no prédio anexo do Pronto Socorro Municipal no Jd. Record (atualmente denominado PS da Antena), a Maternidade Municipal na época dispunha de “28 leitos, duas salas para cirurgias e uma para parto normal, um berçário, um laboratório clínico que funcionará 24 horas por dia, possibilitando maior rapidez na obtenção dos resultados de exames”.
O secretário de saúde da época era o médico José Ballon Baldi e a inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os então vereadores Paulo Félix, Arlete Silva, Salvador Vicente Grisafi, Paulo Silas e Olívio Nóbrega.