Em 1998, Câmara Municipal discutia número de cadeiras no parlamento e alterava o horário das sessões
Publicado no blog de Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar uma série de matérias do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 770 do Jornal O Cidadão, publicada em novembro de 1998. Um dos destaques daquela edição era a mobilização que acontecia na Câmara Municipal para definir o número de vereadores para a próxima legislatura.
Faltando mais de dois anos para a eleição municipal de 2000, os vereadores debatiam o número de cadeiras que a Câmara Municipal teria na próxima legislatura. O artigo 41 da Lei Orgânica previa que Taboão da Serra teria 19 vereadores, mas os parlamentares da época resolveram manter o número de 15.
Na época, o presidente da Câmara Municipal, Said Jorge de Moraes, disse que após consenso dos parlamentares, foi decidido manter em 15 cadeiras. Atualmente o Poder Legislativo de Taboão da Serra conta com 13 vereadores e, sempre próximo das eleições municipais, o número de cadeiras volta a ser debatido nos bastidores.
Outro ponto que estava em pauta naquela semana era o horário das sessões ordinárias, que aconteciam a semanas às 10h. A mudança gerou muitas críticas da população, já que a maioria não podia acompanhar os trabalhos legislativos porque estavam no trabalho. Os vereadores decidiram então voltar com as sessões para às 18h.
“Foi muito proveitoso o horário das dez da manhã, a população compareceu e acompanhou os trabalhos Legislativos, mas temos que pensar também em quem trabalha e só pode assistir às sessões depois do expediente”, afirmou Said Jorge de Moraes.
E tem mais
Naquela mesma semana ganhou destaque o nascimento de três filhotes de Quero-Quero no gramado do estádio municipal de Taboão da Serra. “Vanellus Chilensis é o seu nome científico. A ave é encontrada desde a América Central até a Terra do Fogo, na Argentina”, explicou o jornal O Cidadão na época.
“O caseiro do estádio, Adamastor, está dedicando todos os cuidados para os três filhotinhos crescerem em segurança. O Quero-Quero adulto mede 37 centímetros e pesa 200 gramas”, noticiou o jornal.