Em 1998, Sebrae inaugurava agência em Taboão da Serra
Sylvio Goulart Rosa, professor Said, Walter Feldman, Fernando Fernandes e Joaquim Batista Xavier
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 739 do Jornal O Cidadão, publicada em abril de 1998. Entre os destaques da semana, estava inauguração da Agência do Sebrae em Taboão da Serra.
» Veja notícias do Acervo Histórico do Portal O Taboanense
No dia 16 de abril de 1998 o Sebrae inaugurou na rua Thereza Maria Luizetto, a sua primeira agência na região. “A entidade presta serviço de apoio às pequenas e micro empresas do Estado de São Paulo. A vinda do Sebrae para Taboão da Serra foi uma indicação do presidente da Câmara Municipal, Said Jorge de Moraes, que foi aprovada por todos os vereadores”, escreveu o jornal na época.
O jornal descreveu a cerimônia: “Em seu discurso, o presidente do conselho deliberativo do Sebrae, Prof. Sylvio Goulart Rosa Júnior, disse que o objetivo da entidade é tornar o Estado de São Paulo novamente a locomotiva do país mas para isso ‘é necessário deixar o micro e pequeno empresário trabalhar’”.
O prefeito Fernando Fernandes afirmou na época que a chegada do Sebrae na cidade é um “atestado” que a cidade estava em franco desenvolvimento. “Taboão da Serra tem um grande potencial e nós vamos crescer muito mais daqui pra frente”. Fernandes lembrou também da importância da propositura de Said e do apoio dos vereadores para a chegada do Sebrae.
Joaquim Batista Xavier Filho foi nomeado coordenador do Sebrae em Taboão da Serra.
Compareceram na inauguração do Sebrae prefeito da época, Fernando Fernandes e os vereadores, Said Jorge de Moraes, Adonias Pinheiro, Salvador Grisafi, Savazzi, Romão, Ismael Macedo, Elói e o vice-presidente da Câmara Municipal, Luiz Teles. O então chefe da Casa Civil, deputado Walter Feldman e o presidente da Prodesp, Júlio Semeghini, além do prefeito de Embu-Guaçu, Antônio Sueiro, também prestigiaram o evento.
E tem mais
Na mesma edição o Jornal O Cidadão mostrou uma obra importante realizada pela prefeitura de Taboão da Serra que acabou com as enchentes na avenida Intercontinental na região do Jd. Ouro Preto e Santa Rosa. “Tem certo tipo de prefeito que não gosta de fazer obras que fiquem debaixo do solo. Mas em nossa administração procuramos fazer o que é importante para a população”.
A galeria capta as águas que descem pelo declive acentuado na confluência de três bairros. Foram construídos na época 300 metros lineares de tubos de concreto com diâmetros variáveis de 1,20m a 1,50m. “Como terá plano de aterramento da área, a galeria terá caixas de inspeção para facilitar a sua manutenção”. O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos na época era João Jorge Cravo Roxo, o Ginho.