Em dois meses, prefeitura de Embu quer zerar fila por exames
Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
A Prefeitura de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, fechou mais uma parceria público-privada na área da saúde. No último sábado, o prefeito Ney Santos (PRB), divulgou em suas redes sociais que a administração firmou uma parceria com a clínica Alpha Vision para tentar zerar num prazo de dois meses a fila de espera para exames oftalmológicos na cidade.
Segundo a prefeitura, a fila de espera por um exame em Embu das Artes é de mais de quatro mil pessoas. “Quando assumimos a gestão da cidade, sabíamos que uma das áreas que mais precisava de ação, era a saúde. Há pouco tempo lançamos o programa Fila Zero de exames, com a clínica São Bento. Agora vamos lançar esse para exames oftalmológicos. É o Fila Zero Mais Visão, para atender toda essa demanda”, disse o prefeito em um vídeo postado em sua página oficial do Facebook.
As consultas e exames começarão a partir da próxima segunda-feira (25), em horários agendados. Ainda segundo a prefeitura, os pacientes receberão o aviso do dia da consulta e o horário pelo telefone ou por um agente comunitário de saúde do seu bairro. A clínica atenderá de segunda a segunda.
Saúde. No final de julho, a prefeitura iniciou o programa Fila Zero na cidade. O objetivo da ação é acabar com a fila de espera por exames e consultas na rede pública. A administração fechou uma parceria com a clínica particular São Bento para atender os mais de 25 mil pacientes que aguardam por exames, alguns há mais de dois anos.
Os exames estão sendo realizados todos os dias, até as 22h. O balanço final será divulgado apenas no final do mutirão, que seguirá até o final de outubro.
Segundo dados apresentados pela prefeitura, atualmente mais de três mil pessoas aguardam por uma consulta cardiológica em Embu das Artes, mais de 16 mil pessoas por uma consulta com um ortopedista, cerca de sete mil com um otorrinolaringologista e entre outras especialidades.
“A saúde é um problema nacional e nós estamos conseguindo avançar de forma diferenciada. Quando a gente gosta do que faz, a gente busca mecanismos, parcerias. A clínica está cobrando quase o mesmo que a tabela SUS. Teremos pessoas nossas lá ajudando a organizar porque eu quero que nossos munícipes tenham prioridade, não fiquem esperando e sejam tratados com respeito”, afirmou o prefeito Ney Santos.