Em entrevista exclusiva, médica e enfermeira de Taboão da Serra relatam como salvaram bebê engasgada com leite materno
Um atendimento rápido e preciso realizado por profissionais da saúde de Taboão da Serra salvou a vida de uma recém-nascida de apenas três dias. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 22, na UBS Parque Pinheiros/CSU, quando uma bebê chegou engasgada com leite materno nos braços do pai, em desespero.
A enfermeira Edna Leonor Pereira e a médica cubana Dra. Tania Suárez Ojea, do programa Mais Médicos, foram as responsáveis pelo atendimento que devolveu a respiração e estabilizou a criança. Em entrevista exclusiva ao Portal O Taboanense, as duas contaram como a rapidez e o preparo da equipe foram fundamentais para salvar a bebê.
“Eu tinha acabado de pegar o plantão quando o senhor Davison, da recepção, entrou correndo com o pai e o bebê. A menininha estava engasgada com leite materno. Imediatamente comecei a agir, porque não é possível fazer a manobra de Heimlich em um bebê tão pequeno. Fiz tapotagem nas costinhas e tentei retirar o leite que já estava coalhado, mas não houve sucesso. Então aspirei o nariz com a boca, e foi quando o leite voltou e ela puxou o fôlego”, relatou a enfermeira Edna.
Após os primeiros socorros, a bebê foi levada à sala de atendimento, onde a Dra. Tania concluiu as manobras de estabilização. “O bebê foi colocado de bruços e a respiração ainda estava entrecortada. Fizemos mais algumas massagens pelas costas até que voltou a respirar normalmente. Depois avaliamos os sinais vitais: frequência cardíaca, coloração dos lábios, reação das pupilas e respiração. Tudo dentro da normalidade”, contou a médica.
O desfecho foi rápido e positivo. “O bebê saiu daqui bem, os pais ficaram aliviados e nós muito gratas por ter conseguido salvar essa vidinha”, completou Edna, emocionada.
Notícias relacionadas
Taboão da Serra leva talento da Escola Municipal de Artes ao maior festival de dança do mundo em Joinville
31/07/2026
Taboão da Serra inicia construção de nova base da GCM no Parque Marabá para reforçar a segurança
31/07/2026
Taboão da Serra recebe Vou Pro Sereno nesta sexta-feira; Arraial da Arena entra na reta final
31/07/2026

