Em nota, SPDM diz que segurança foi afastado da UPA após agressão
• Acompanhe as principais notícias de Taboão da Serra e região curtindo nossa página no Facebook
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) responsável pelo atendimento na UPA Akira Tada em Taboão da Serra divulgou uma nota oficial sobre a agressão sofrida por um morador no último sábado, dia 13. Um vídeo divulgado nas redes sócias mostra um segurança de uma empresa terceirizada agredindo o morador após uma discussão.
› Veja mais notícias sobre saúde
“A direção da UPA Taboão da Serra lamenta profundamente o ocorrido e condena veementemente qualquer tipo de violência, esclarecendo que o agressor, funcionário de uma empresa terceirizada de segurança, já foi afastado da unidade, que já está tomando todas as medidas judiciais cabíveis”, divulgou a SPDM
A empresa ainda disse que “já foi aberto um Boletim de Ocorrência sobre o caso. Informamos também que o mesmo passou por treinamentos específicos, inclusive sobre cuidados no atendimento ao paciente”.
A SPDM ainda informou que a agressão ao morador “tratou-se de um incidente isolado, jamais registrado na unidade, devido às orientações que são repassadas aos seus profissionais, sempre treinados a tratar pacientes e acompanhantes com cordialidade e respeito”.
Entenda o caso
Um morador que acompanhava sua esposa foi agredido por um segurança na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra na tarde deste sábado, dia 13. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura o segurança é terceirizado, contratado pela SPDM, responsável gestão da unidade, e teria sido afastado após a confusão.
Em um vídeo postado no Facebook é possível ver o morador discutindo com o segurança ao lado de um homem que estava em uma cadeira de rodas. Segundo testemunhas, o homem estava acompanhando sua esposa e reclamou da demora no atendimento.
O segurança teria ido tomar satisfação com ele. “Você está desrespeitando o pessoal aqui. É dessa forma que você quer? Você quer arrumar, irmão?”, ameaçou o segurança. Depois de uma pequena discussão o morador empurrou o ombro do segurança que partiu para a agressão com diversos socos. O vídeo pode ser visto aqui.
A prefeitura informou, através da assessoria de imprensa, que a paciente abriu ficha às 16:15, passou pela triagem às 16:24 e recebeu o atendimento médico às 17:31. Ainda de acordo com as informações da prefeitura, ela foi medicada às 18:10 e que logo em seguida o acompanhante, de acordo com anotação da enfermagem, foi desrespeitoso com a equipe. “Entretanto, nada justifica a atitude do segurança. Por isso as medidas adotadas”, informou a assessoria.
Em um vídeo, a secretária de saúde, Dra. Raquel Zaicaner, disse que “assim que tomamos conhecimento dos fatos lamentáveis ocorridos ontem na UPA Taboão da Serra, tomamos diversas providências. A principal delas exigiu o desligamento desse segurança, o que já foi realizado. Outras medidas jurídicas estão sendo estudadas”.
A prefeitura não informou o nome do segurança e nem a identificação do morador que é agredido no vídeo.