Em Off: Félix deve fechar com Analice, cacique pode deixar o PT e mais
Estamos aí…
Aêêê… Pra quem não esperava mais, taí, a Em Off novinha, quentinha e cheinha de bastidores pra apimentar ainda mais o caldo que já está fervendo (antes da hora, bem antes). Estavam com saudades? Nós também.
… pro que der e vier
E tem gente reclamando que a Em Off é uma coluna moribunda. Pra essa gente, só mesmo o conselho do grande filosofo do cotidiano, Celsinho Vasconcelos: “Vai pentear essa peruca!”. Uhuhuuuuuuu. Pode chamar o sargento, pode surtar, mas a Em Off ta mais viva do que nunca…. Agora guenta!
Para, para, para…
Apesar do “toque de recolher” imposto na política taboanense pelo recesso parlamentar, os bastidores estão prá lá de movimentados. Anota aí, como na política tudo muda, Paulo Félix, que vinha mantendo uma posição ferrenha contra o governo do prefeito Fernando Fernandes pode acertar seu apoio a reeleição de Analice Fernandes nos próximos dias (ou horas, como dizem os mais otimistas).
Conversas
Paulo Félix e Fernando Fernandes conversaram no último sábado no Quentão do Taboão e apararam as muitas arestas que ainda mantinham os dois ex-aliados (ops, agora ex-adversários) em campos opostos. Félix deve se pronunciar nos próximos dias, até lá, permanece “consultando as bases”.
Desencontros
Félix não atendeu o celular e não respondeu as mensagens enviadas pela coluna Em Off no privado do seu Facebook.Será que é para prolongar o mistério? Tem politiqueiro dando pulo com a informação que já começa a escorrer pelos corredores do Poder Legislativo.
Ideologia
Um dos poucos remanescentes do PT em Taboão da Serra, Wagner Eckstein, confessou para amigos próximos que pode deixar o partido. Apesar de soar como um desabafo, quase uma lamúria de um petista desamparado, Eckstein começa a ver rarear suas chances de voltar a Câmara taboanense. Segundo um ex-assessor, a ideologia “já deu”.
De braços abertos
A notícia, ainda tímida, de um descontentamento de Eckstein com a sigla petista causou frisson em partidos governistas. Apesar da posição sempre distante do pensamento de partidos da direita, alguns já preparam convites para o ex-vereador. Arlete Silva irá oferecer o PTB como nova casa para Eckstein.
Moral
Apesar de fazer oposição nos quatro mandatos de Fernando Fernandes, Eckstein goza de respeito por muitos aliados do prefeito. Julgam que em nenhum momento o petista teria agredido pessoalmente Fernandes, limitando suas críticas ao governo. Eckstein também tem fama de inteligente e bom de voto. Para uns, só é considerado mau articulador.
Coincidência
Na mesma semana que surge a notícia do suposto descontentamento de Eckstein com o PT, Vanderlei Bressan, um dos seus assessores mais próximos e fiéis, teve um encontro reservado com a deputada Analice Fernandes. E, para amigos, Bressan, militante LGBT, disse que “se entendeu” muito bem com a deputada e que os dois têm uma trajetória parecida, de luta contra o preconceito e o machismo.
Sonho
Outro nome da oposição que já chegou a flertar, bem de leve, com partidos da situação é o de Luis Lune. Apesar de nada oficial, o PTB sondou informalmente o ex-vereador, que não disse nem que sim, e nem que não. Pelo menos outros dois partidos que são base da ala governista chegaram a cogitar abrir negociações com Lune.
Célebre frase
De Robert Benchley: “Todo homem se torna a coisa que mais despreza”.
De molho
Quem passou por um enorme susto na semana passada foi a presidente da Câmara, Joice Silva. Na segunda-feira ela desmarcou um jantar com alguns veículos de comunicação porque havia passado mal. Medicada, voltou ao trabalho no dia seguinte.
De molho 2
Três dias depois Joice sentiu uma dor muito forte no estômago e precisou ser internada novamente. Em menos de três horas, veio o diagnóstico: teria que fazer uma operação urgente e delicada. Pega de supetão, mal teve tempo de avisar a mãe, Arlete Silva, que quando chegou no hospital já pegou a filhota na mesa de operação.
De molho 3
Joice Silva precisou retirar cerca de 50 centímetros do intestino e deve fazer nos próximos meses uma dieta restritiva. Apesar do susto, ela está se recuperando em sua casa. Mesmo com os cuidados impostos pela recuperação, ela não irá se licenciar, continua despachando da cama, entre uma injeção e outra.
De molho 4
Pessoas ligadas a Joice acreditam que mesmo com os conselhos médicos, que deveria se desligar do cargo até o fim de sua recuperação, ela não irá pedir licença. Um dos motivos, não quer dar o gostinho ao seu suplente de assumir um dia sequer a cadeira de vereador. Detalhe, os dois andam meio brigadinhos.
Saída pela direita
Pouco antes do recesso parlamentar um grupo de jornalistas foi matar a fome na padaria Belas Artes, após uma interminável sessão. Mais de seis troca-letras entraram no restaurante e deram de cara com uma cena improvável. Aprígio e o ex-prefeito Evilásio conversando a sós em uma mesa…
Saída pela direita 2
O que era para ser uma conversa pra lá de particular quase vira uma coletiva, já que a saraivada de perguntas vinham por todos os lados. Evilásio se fez de rogado, disse que tinha compromisso e pediu pra deixar o restaurante tão rápido quanto Usain Bolt. Mas jornalista é uma raça que precisa ser estudada pela Nasa e antes da partida, insistiram que fosse tirada uma singela foto.
Saída pela direita 3
Evilásio tentou se desvencilhar, disse que estava atrasado, que não queria atrapalhar o almoço de ninguém, etc e tal… Mas para surpresa geral, Aprígio pediu que o momento fosse registrado. Depois de muitos cliques e flashes, ambos foram embora. Um jornalista, maldoso que só ele, disparou: “com essa foto o Aprígio perde uns três mil votos, por baixo”. Porque será?
Célebre frase
De Otto Lara Resende: “Abraço e punhalada a gente só dá em quem está perto”.
Que que é isso?
Nas redes sociais os internautas brincaram com a fama do ex-prefeito, que anda meio por baixo depois da pífia votação nas eleições do ano passado: “O Evilásio é que nem chá mate, já vem queimado”.
Verbas bem-vindas
Nos próximos dias a prefeitura de Taboão da Serra irá começar uma série de obras de recapeamento asfáltico em avenidas importantes do município. Pelo menos quatro deputados federais encaminharam verbas para a realização de parte das obras. Floriano Pesaro, Keiko Ota, Arnaldo Faria de Sá e Paulo Maluf são os autores das emendas.
Eles só pensam naquilo…
Faltando exatos três longos anos e seis meses para o fim do atual mandato do prefeito Fernando Fernandes, a classe política não tem outro assunto: a sucessão é o sucesso das rodas políticas. Como se fosse um vírus devastador, não se discute mais nada, apenas a sucessão do rei, que ainda está posto.
Faltam dedos
Nunca na história desse município a corrida pela cadeira da praça Miguel Ortega começou tão cedo. Já são pelos menos oito pré-candidatos, cinco deles declarados: Aprígio, Eduardo Nóbrega, Cido da Yafarma, Laércio Lopes e Valdevan Noventa. Trabalhando quietinhos, mais uma penca.
Quase mineiro
Quem anda quietinho, mas costurando mais do que costureira boliviana do Brás, é o ex-prefeito Buscarini. Sem declarar oficialmente que será candidato, ele vem conversando com muitas lideranças e sua votação nas últimas eleições o credencia como um dos nomes mais competitivos para o longínquo ano de 2020.
Apoios
Buscarini já recebeu, sem muito alarde, diversos apoios. E ele faz questão que tudo se mantenha assim, na surdina. Sua estratégia é fomentar um grupo ao seu lado, evitar tomar pancadas dos adversários e tentar amealhar o máximo de lideranças, exatamente o que mais lhe faltou no pleito de 2016.
Segredo revelado
Na semana passada, Buscarini almoçou com dois políticos influentes de Taboão da Serra. O ex-vereador Paulo Félix e o empresário ‘bondfaro’ Marcus Vinícius. O encontro em um restaurante em Alphaville era pra ser mantido em segredo, mas na política segredo entre duas pessoas já não é mais segredo.
Segredo revelado 2
Apesar do encontro, da foto (essa mesma) e das conversas sobre o futuro, para eles tudo não passou de um almoço entre amigos. Amigos muy amigos, claro.
Cabo mais do que eleitoral
Quem anda trabalhando com o firme propósito de colocar Buscarini como um nome forte e viável em 2020 é Rai Collor. O ex-candidato a senador comprou o projeto Busca2020 e vem tentando seduzir lideranças e descontentes. Há cerca de um mês foi flagrado na La Ville ao lado de um advogado que foi um dos principais cabos eleitorais de Aprígio em 2016.
Devoto
Essa é só pra constar, mas o ex-vereador Alexandre Depieri virou o homem de confiança do deputado federal Walter Ihoshi na região. Depois de muita paquera, Depieri foi, enfim, convidado para assumir um cargo no gabinete do deputado. E não se fala mais nisso.
Parmerense
E um funcionário da Câmara Municipal não se cansa de ser engraçadinho. Na semana passada, no dia mais frio do ano, soltou essa na mesa da padoca: “Agora, pra mim, o banho é que nem feijoada. Só pé, orelha e rabo”.
Célebre frase
De Elbert Hubbard: “Um conservador é um homem muito covarde para lutar e muito gordo para correr”.
Novinho
A revelação feita pelo Portal O Taboanense que a secretaria de manutenção já tem dono pegou muitos políticos de surpresa. Alguns que esperavam a nomeação para a pasta ficaram desconsolados quando souberam que o novato Daniel Bogalho já comandava a pasta há mais de 40 dias.
Massaranduba
Na penúltima sessão da Câmara Municipal, antes do recesso, o vereador Eduardo Nóbrega foi homenageado por atletas de MMA pelo apoio ao esporte. Como forma de agradecimento, ganhou um cinturão da turma da pesada. Se não bastasse colocar o delicado ornamento na cintura, Nóbrega ainda fez pose de lutador. Um assessor não aguentou e arriscou o emprego ao gritar: “Não basta ser vereador, tem que participar”.
Pano pra manga
Está só começando, mas promete dar o que falar. A Polícia Civil de Embu das Artes abriu inquérito para investigar uma suposta fraude em uma casa de câmbio de moedas virtuais, a tão falada Bitcoin. Cada pena que puxa é uma galinha que vem junto, pensou o leitor em voz alta!
Olha o salgado…
E dois assessores trocaram elogios em uma padaria de Embu das Artes. Um petista e outro tucano. A troca de gentilezas se resumiu assim:
– Seu coxinha
– Seu enroladinho…
Joesley Safadão
E a crise das denúncias dos donos da JBS na Lava Jato antigiram em cheio Taboão da Serra. Explica-se: Ari, o Rei do Churrasco, anda reclamando que não encontra mais alguns cortes que a empresa oferecia, como o cordão de filé mignon, um dos espetos mais pedidos na sua barraca em frente ao Cemur. “Esses caras querem acabar com o meu negócio”, vociferou em voz alta na última sexta-feira.
James Bond
E não é só no STF que o medo de grampos ilegais andam causando pânico. Em Taboão da Serra um vereador jura de pés juntos que seu gabinete está grampeado. “Não atendo mais ninguém na Câmara, ninguém sabe do que eles são capazes”. Só uma pergunta, “eles” quem, cara-pálida?
Efeito dominó
A crise política que assola o PT nacional não passou incólume nos municípios. Na eleição de abril, que escolheu os presidentes dos diretórios municipais, a participação dos filiados foi a mais baixa dos últimos anos.
Efeito dominó 2
Em Taboão da Serra a participação foi cerca de 50% menor do que na eleição anterior. Neste ano votaram 253 petistas, já em 2013 foram 450 filiados que compareceram as urnas vermelhinhas. Só pra lembrar, por aqui, Maurício Lourenço foi aclamado novo presidente da sigla.
Bravinho
Dias desses o ex-prefeito Buscarini deu uma surtada com um jornalista da cidade. Após ler uma matéria que afirmava que Fernando Fernandes iria resgatar o Quentão do Taboão, fez questão de confrontar a informação, dizendo que a festa foi uma realização do seu governo lá nos anos 90.
Bravinho 2
Além de dizer que o jornalista “não conhece a história da cidade”, fez questão de lembrar suas realizações como administrador exemplar. Minutos depois, pipocaram fotos da festa no inbox do infame troca letras. Ok, ok, ok… Então o Quentão é do Vicentão, e não se fala mais nisso.
Futebol
O grupo encabeçado pelo vereador Eduardo Nóbrega, antigamente denominado G6 foi reduzido a G4, após a saída das vereadoras Priscila Sampaio e Rita de Cássia. Apesar do baque, Nóbrega anda lidando com bom humor: O importante é estar no G4, é aqui que se garante vaga para a libertadores.
Bullynados
O grupo formado por Nóbrega, Carlinhos do Leme, Érica Franquini e Alex Bodinho segue em clara desvantagem numérica dentro da Câmara Municipal. E para piorar o grupo vem sofrendo bullyng.É que alguns políticos os apelidaram de “doidinhos”. Apesar do clima pouco amistoso entre os dois grupos, o G4 adotou o carinhoso apelido. Só resta saber se foi na brincadeira ou na maldade, né?
Aquele abraço
Queridos leitores, a Em Off chega mais uma vez ao fim. E para encerrar essa nossa coluna abraços e mais abraços para o querido Engenheiro Orlindo, comandante mór da Manutenção. Abraços também para professor Fenólio, sempre educado e elegante. Aquele abraço também para o petista Mauricio Lourenço, para o tucano Macário e, claro, para nossa querida Luzia Aprígio.
Mais abraços
E porque não? Abraços para o sumido Engenheiro Nei, para o amigo sempre presente, Carlos Senna, para o advogado ensaboado Antônio Lambert, o Dr. Tonico. E nossos últimos abraços para as lindonas Cris e Anapaula Zottis Luna. Beijos em todos e todas.
The End
Por hoje é só pessoal.