Em Off: Nil Félix deixa secretaria de Cultura e ex-vereador Cido declara apoio a Aprígio
Bora macetar
Acabou o Carnaval e lá vem a Em Off de cinzas! Agora sim, o ano novo está oficialmente aberto. E em Taboão da Serra os bastidores da política se preparam para pegar fogo. Ou melhor, já estão queimando em fogo alto, na chama do Apocalipse. Segura a peruca que vem muita novidade por aí…
Acabou
A passagem de Nil Félix, filha do ex-vereador Paulo Félix, no comando da secretaria de cultura de Taboão da Serra durou pouco mais de um ano. Ela irá entregar nesta semana uma carta de exoneração ao prefeito Aprígio. Pelo apurado pela coluna, a decisão é irreversível.
Acabou 2
Nil Félix se despede da secretaria de cultura, e do grupo de Aprígio, por vários motivos, mas o principal é a montagem dos partidos para as eleições municipais de outubro. Pré-candidata a vereadora, ela acreditava (inocentemente) que a frente comandada pela federação formada por PT, PCdoB e PV não teria nenhum vereador eleito encabeçando a frente.
Acabou 3
Outro motivo que levou Nil Félix a pedir exoneração é uma constante interferência dentro de sua pasta. Em outras palavras, Bressan, secretário de desenvolvimento econômico, também pré-candidato a vereador, mantém suas garras afiadas e seu apetite insaciável dentro da cultura.
Acabou 4
Nil Félix irá alegar publicamente que a redução no orçamento da pasta de cultura diminuiu, fazendo com que diversos projetos ficassem prejudicados neste ano. Porém, o que pesou mesmo, é a montagem dos partidos.
Mais uma candidatura?
Paulo Félix, atual presidente do PCdoB, defende que a federação tenha candidatura própria. Caso não obtenha sucesso na sua empreitada, o Psol pode ser um refúgio da esquerda nas eleições de outubro.
Célebre frase
Do pastor e ativista político Martin Luther King: “Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito”.
Chegou
Se por um lado o governo perde a força dos Félixes na briga pela reeleição, por outro ganha com a chegada do ex-vereador Cido. Além da força política e dos votos, a decisão de Cido é emblemática. Foi candidato a vice-prefeito nas eleições de 2020 ao lado de Engenheiro Daniel, com quem caminhava até a semana passada.
Chegou 2
Assessores de Cido classificaram as negociações com o governo de “novela mexicana” pela demora na decisão. Mas Cido acabou aceitando o convite e será pré-candidato a vereador, resta apenas escolher o partido. Seu grupo, inclusive, já mudou a chavinha nas redes sociais e passaram a elogiar Aprígio.
Chegou 3
Sobre o partido que irá fazer parte, Cido disse que está estudando, mas não descarta nenhuma possibilidade. Seu nome chegou a ser ventilado na federação PT, PCdoB e PV, porém com as últimas mexidas no quadro eleitoral, deverá repensar para onde irá.
Chegou 4
Sobre o rompimento com Engenheiro Daniel, Cido, em conversa com a Coluna Em Off, disse que “política é construção” e que “não tenho nada contra o Daniel, desejo sorte a ele, mas não dava mais liga”. E ainda filosofou: “a política é uma ciência muito complexa”.
Chegou também
Quem também fechou com o governo é o policial civil Leonel Vieira, com forte atuação na igreja católica. Na eleição passada ele saiu candidato a vereador pelo PSDB e recebeu 432 votos.
Mudanças
Quem também pode deixar o governo é professor Oderlan, atualmente lotado na pasta de educação. Filiado ao PT, ele é pré-candidato a vereador, porém com os rumos que a federação deve tomar, começando a espezinhar Aprígio, o clima não deve ficar entre os melhores para ele.
Definições
Bem votada na eleição passada, Najara Costa garante que não irá, de forma alguma, sair candidata a qualquer cargo que não seja o de prefeita. Sem clima no Psol, ela vem mantendo um ótimo relacionamento com o Solidariedade, mas não descarta outras legendas.
Definições 2
Najara manteve conversas com o PSB, mas a hipótese de uma candidatura pelo partido está quase descartada, uma vez que o ex-prefeito Evilásio Farias deve ter seu nome ratificado como pré-candidato do partido.
Definições 3
O boato sobre um possível convite para que Najara fosse candidata a vice na chapa de Aprígio está descartado por ela. “Eu fui conversar com o Aprígio daquela vez para saber das emendas que articulei para a cidade. Toda a especulação sobre eu ser vice é mentirosa. Uma mentira absurda. Estou no papel de fiscalizar como codeputada”, enfatizou em conversa com a Em Off.
Candidatíssimo
Quem também já dá como certo sua pré-candidatura a prefeitura de Taboão da Serra é o ex-vereador professor Moreira. Mesmo sem partido (por enquanto) ele descarta qualquer possibilidade de tentar voltar a Câmara Municipal, muito menos ser vice novamente. “Sou pré-candidato a prefeito, disso eu não abro mão”.
Candidatíssimo 2
Segundo ele, seu grupo já tem, pelo menos, 20 nomes que devem ser lançados como pré-candidatos a vereador. Entre eles não estará o de sua filha, Camila Moreira, que recebeu 1.633 votos nas eleições de 2020. No seu lugar deve concorrer o irmão de Moreira, o advogado Dr. Wagner.
Célebre Frase
do poeta americano W.S. Merwin: “As estrelas são feitas daquilo que não podemos segurar”.
Anota aí
Com toda essa movimentação, Taboão da Serra terá um grande número de candidatos como na eleição passada. Até agora, pelo menos seis já confirmaram suas pretensões: o atual prefeito Aprígio (Podemos) que busca a reeleição, os ex-prefeitos Fernando Fernandes (PSDB), Evilásio Farias (PSB), Engenheiro Daniel (Republicanos), Najara Costa (sem partido) e Professor Moreira (sem partido). Outros partidos devem anunciar, oficialmente, possíveis novas candidaturas.
Incógnita
Paralelo ao burburinho das pré-candidaturas para prefeito, o cargo de vice também vem ganhando tensão nos últimos dias. Os “pensadores” da campanha de reeleição de Aprígio fazem questão de mostrar tranquilidade na escolha do nome que vai fazer dupla na chapa, porém essa tranquilidade toda incomoda apoiadores.
Incógnita 2
O nome de alguns vereadores chegaram a ser cotados no bolsão de apostas, porém nenhum até agora vingou. Paralelo a isso, os boatos vem aumentando a cada dia. Os ex-vereadores Olívio Nóbrega e Arlete Silva e até a secretária de segurança pública Michele Santana, vem ganhando força nos bastidores.
GCM
O governo Aprígio também vem realizando mudanças na estrutura da GCM de Taboão da Serra. O comandante da Guarda, Menocci, foi exonerado da função. Quem assume é o GCM de 2ª Classe Felipe Gonçalves Roque, que era até então o sub-comandante. Para seu lugar foi nomeado o GCM de 1ª Classe Anderson Magalhães Tomé.
Semelhança
Sabe o que tem em comum entre os ex-prefeitos Buscarini, Evilásio e Fernando Fernandes? Os três estão agora lendo a Em Off e lamentando a derrota do São Paulo para o Santos. Segue o líder!
Abraços
E nossa coluna, a mais amada e odiada de Taboão da Serra, chega ao fim. Abraços para você, querido leitor que espera com ansiedade nossas notinhas que prometemos serão mais presentes nesse ano eleitoral. Abraços para Sérgio Cardoso, o mago da computação; abraços para a colunista social mais querida da cidade, Leonor Lachi e para o jornalista Bruno Aranha, amizade sempre.
Mais abraços
E tem mais abraços? Claro que tem. Abraços para Leozinho “Fernandes”, pronto, pode pagar a cerveja! Abraços também para o sempre vereador Paulo Félix, para nosso querido amigo Dr. Allan Mohamed e para o GCM Marcelo Borgato, leitor assíduo do Portal O Taboanense.
C’est fini
Amiguinhos, por hoje é só!