Em Taboão da Serra, Programa “Ler é viajar sem sair do lugar” entrega cerca de 87 mil livros aos alunos
A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduc), instituiu recentemente o programa “Ler é viajar sem sair do lugar”, com o objetivo principal de incentivar a leitura entre os alunos do Maternal, Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano e do Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O programa já entregou 86.960 livros para a rede municipal de ensino, para alunos do Maternal, Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto está em fase de expansão para as creches conveniadas (PACs).
O prefeito Aprígio (Podemos) falou sobre o projeto da Secretaria de Educação e Tecnologia. “A educação das nossas crianças e a formação de leitores é uma das prioridades do nosso governo. Por isso, lançamos o programa “Ler é viajar sem sair do lugar”, com a distribuição de livros de literatura infanto-juvenil para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino”, disse o gestor.
Cada estudante, da creche ao 5º Ano do Ensino Fundamental, está recebendo um kit com títulos variados, escolhidos para o desenvolvimento das habilidades de leitura conforme cada etapa escolar.
“Antes já havíamos entregue para todas escolas de Educação Infantil (EMIs) e de Educação Fundamental (EMEFs) as Caixas Literárias, que possibilitaram aos professores uma variedade de títulos para trabalhar em aula e aos alunos a oportunidade de encontrar algo que desperte o interesse pela leitura”, disse Aprígio.
Aprígio destacou a importância do projeto na educação e desenvolvimento de quem adquire o hábito da leitura. “Ler enriquece o vocabulário, desenvolve a memória e o raciocínio, incentiva a construção de cidadãos pensantes, estimula a imaginação e ainda permite ao leitor viajar sem sair do lugar. Com projetos e programas como esses estamos investindo na reconstrução da cidadania e garantindo um futuro cada vez melhor para os taboanenses”, ressaltou.
De acordo com a secretária de Educação, Dirce Takano, o programa “Ler é Viajar Sem Sair do Lugar” , foi pensado para atingir cada faixa etária dos alunos da rede municipal a partir dos 3 anos até jovens e adultos.
“Cada criança a partir dos 3 anos de idade, recebeu uma bolsa contendo 5 a 8 títulos dentro de cada faixa-etária. Do maternal, jardim I e II, até o quinto ano, inclusive com um diferencial, os alunos do EJA, receberam um kit específico para jovens e adultos de literatura. Não foi um arranjo, foi um kit pensado para esse segmento”, explicou a secretária de Educação, Dirce Takano.
RX da leitura no Brasil
Dados do 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) no mês de junho de 2022, mostram que crianças e jovens estão lendo mais no Brasil.
De acordo com o estudo, as vendas do setor cresceram 33,03% em volume e 31,14% em valor no acumulado de janeiro a novembro de 2021, em comparação a igual período de 2020. A Bíblia Sagrada continua sendo a obra mais lida, com 42% da preferência. Seguidos de livros religiosos, contos e romances, com 22% cada.
Ainda de acordo com o estudo, a maior concentração de leitores está entre as crianças e adolescentes, no público de 5 a 10 anos, com 67% . Na faixa de 11 a 13 anos, 84%, e 75% entre os jovens de 14 a 17 anos.
O dado interessante é que, os jovens de 18 a 29 anos, não estão entre o público mais leem, mas o estudo mostra que a venda de livros cresceu nessa faixa, passando de 63% para 72% no período de um ano.