Em Taboão, projeto educacional leva alunos ao teatro para estimular o ensino da língua inglesa
A Escola Municipal Professor Francisco Ferreira Paes, de Taboão da Serra, vem apostando em inovação para ensinar a língua inglesa para as crianças. Agora, a fim de estimular os alunos na aprendizagem do idioma, uniu educação e arte e implantou o projeto “Inglês com Teatro”, que já levou 100 crianças do 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental para a plateia do Teatro Viradalata, no Sumaré. Antes, as crianças tiveram uma preparação em sala de aula para conhecer a peça – um musical em inglês -, estudando o vocabulário e realizando atividades diversas. O projeto não parou por aí. Depois da peça, o produto final foi uma apresentação teatral dos próprios alunos, na escola, durante uma feira cultural.
O projeto “Inglês com Teatro” busca propiciar aos alunos conhecimento educacional e cultural, por meio de uma visita ao teatro. A intenção é envolver temas como teatro, música e inglês durante o processo de ensino e aprendizagem. A ação interdisciplinar com teatro e música ajuda os alunos com estrutura, vocabulário, pronúncia, entonação e ritmo, que vivenciam durante as aulas de inglês. “O foco é o idioma, mas também se amplia o repertório cultural, ao mesmo tempo em que se proporciona aos alunos a experiência de conhecer um teatro e de se envolverem em uma peça musical totalmente em inglês”, explica Hesdrya Neves Santos, professora de língua inglesa da EMEF Professor Francisco Ferreira Paes.
O projeto foi implantado durante dois meses, com estudos da peça “Hansel & Gretel – A Delicious Musical Comedy” (em português, “João e Maria”). O vocabulário em inglês foi trabalhado intensamente, mesmo com aqueles alunos que não iriam ao teatro. Além de estudantes do 3º, 4º e 5º ano, duas crianças do A.E.E (Atendimento Educacional Especializado) também puderam conferir a CIA Paulista de Teatro Bilíngue no Teatro Viradalata. A pequena Isabelle Teles Martins, de 8 anos, do 3º ano D, ficou entusiasmada no seu primeiro contato com os palcos “Foi a primeira vez que eu conheci um teatro, eu levei um susto na hora dos trovões da bruxa, mas eu me diverti bastante”, conta.
A professora Hesdrya explica que já queria levar seus alunos ao Teatro Bilíngue há um bom tempo, mas tinha receio pelo pouco domínio das crianças do idioma inglês; por isso a importância da preparação prévia. “Mesmo sendo uma peça 100% em inglês, é a história de um clássico muito conhecido, então houve uma boa interação por parte das crianças, mas esse era meu maior medo”.
Com o vocabulário ensinado nas aulas, as crianças puderam entender o que os personagens falavam. Matheus Noronha de Jesus, de 10 anos, do 5º ano D, conta animado sobre a sua experiência “Eu entendi quando o Gretel falava ‘I am hungry’, deu para entender que ele estava com fome. A melhor parte para mim foi no final com a musiquinha ‘It’s rainning’, eu adorei! Estava ansioso para saber como era uma peça em inglês e me diverti muito”, disse o menino. E a professora, orgulhosa, conclui: “Fiquei feliz por fazer esse diferencial na vida de meus alunos”.