Em três anos de funcionamento, Poupatempo de Taboão da Serra realizou 1,9 milhão de atendimentos
O Poupatempo Taboão da Serra comemora neste domingo, 21 de janeiro, três anos de atendimentos à população. Durante o período, o Posto do Governo do Estado já realizou mais de 1,9 milhão de serviços a moradores da cidade e região, o que representa sete vezes a população do município, estimada em 279 mil habitantes (IBGE/2017). Por mês, cerca de 64 mil atendimentos são prestados na unidade, aproximadamente 2,8 mil ao dia.
Entre os órgãos mais procurados estão o Detran.SP, com 439 mil documentos emitidos; Secretaria da Fazenda, com cerca de 370 mil atendimentos; e Instituto de Identificação (IIRGD), com 255 mil solicitações. A unidade conta ainda com o e-poupatempo, AcessaSP, Sabesp, Ministério Público Estadual, EMTU e um de correspondente bancário.
O Poupatempo Taboão da Serra fica na Av. Kizaemon Takeuti, 2.425 – Parque São Joaquim – e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h.
Agendamento
Os serviços mais solicitados no Poupatempo são realizados mediante agendamento. Para marcar dia e horário para ser atendido é muito fácil e o Poupatempo oferece diferentes canais de informações à população. Confira abaixo:
Portal: www.poupatempo.sp.gov.br;
Aplicativo: SP Serviços, nos sistemas iOS e Android;
Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no seguinte link: www.messenger.com/t/PoupinhaSP.
Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários tenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos.
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou cerca de 580 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel. Juntas, todas as unidades atendem cerca de 190 mil cidadãos por dia.
Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.