Análise: apoio de Fernandes a Hugo Prado muda cenário político em Embu e Taboão da Serra
Hugo Prado recebeu o apoio de Analice e Fernando Fernandes para a sucessão municipal em Embu das Artes
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter
Publicado no Blog do Toledo
A notícia que a deputada estadual Analice Fernandes e o ex-prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes irão apoiar a pré-candidatura de Hugo Prado em Embu das Artes caiu como uma bomba no meio político das duas cidades. A decisão tem implicações tanto na sucessão de Ney Santos, quanto na reeleição de Aprígio.
O anúncio do apoio dos Fernandes a Hugo Prado foi feito em um encontro na Assembleia Legislativa, durante a posse da nova legislatura. Na sala da liderança do PSDB, Fernando Fernandes e Analice rasgaram elogios a Hugo Prado e também a suplente de deputada federal, Ely Santos, irmã do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos.
Essa aproximação dos dois grupos, até então tida como impossível, ou pelo menos improvável, até mesmo pelo histórico recente, muda completamente o cenário político nas duas cidades, abrindo novas frentes e acirrando o posicionamento dos grupos que irão disputar as eleições municipais já no próximo ano.
Em Taboão da Serra tudo caminha para que a oposição tenha um único candidato na tentativa de vencer a máquina do governo, que Aprígio fortalece com novas lideranças a cada dia e começa a inaugurar obras e serviços. Já em Embu das Artes, Hugo Prado ganha força com o apoio principalmente de Analice, e com a vinda do PSDB para seu grupo, elimina, pelo menos na teoria, Rafael Quintão como adversário nas urnas.
Anúncio mexe nas duas cidades
O apoio a Hugo Prado em Embu das Artes tem implicações claras em Taboão da Serra. No atual cenário político, Aprígio já anunciou que será candidato a reeleição. A oposição, até então dividida, conta com nomes como o de Fernando Fernandes, ex-prefeito, e o de Daniel Bogalho, cria dos Fernandes que quase complicou Aprígio nas eleições de 2020.
Porém, após as eleições, Daniel Bogalho migrou de grupo, passando a apoiar Ney Santos, até então desafeto, com “D’ maiúsculo, de Fernando Fernandes. No ano passado se lançou candidato a deputado estadual, batendo de frente Analice Fernandes, que acabou tendo sua pior votação, na história em Taboão da Serra, seu principal reduto eleitoral.
Ao mesmo tempo o nome de Eduardo Nóbrega cresceu muito em toda região. Com apoio de Aprígio, foi eleito deputado estadual e tem agora a missão de municiar o governo municipal com verbas e emendas, fortalecendo a futura candidatura de Aprígio a reeleição.
Do outro lado a aproximação do grupo de Fernando Fernandes com Ney Santos é uma tentativa de criar uma nova aliança e de se fortalecer para 2024, recriando um grupo que atualmente está esfacelado. Mas, sem dúvida, a principal jogada é ter Daniel Bogalho como vice, uma atitude vista como natural, já que a sucessão em Embu das Artes é prioridade para Ney Santos.
Porém, ninguém mais do que Hugo Prado sai fortalecido com essas mudanças no quadro político. Além de receber um apoio pesado, que pouca gente acreditava que se concretizaria, ele tem de tudo para ser o candidato da máquina contra uma possível candidatura única da oposição embuense.
Faltando ainda 19 longos meses para as eleições municipais, uma coisa é certa: a campanha já começou.